Estudante da UFV atua em Programa Embaixadores em Bruxelas

18/08/2015

Carolinne (de vestido vermelho) durante cerimônia de posse da Jade

O Programa Embaixadores, de cooperação entre as confederações brasileira e europeia de empresas juniores – a Brasil Júnior e a Jade –, está recebendo a estudante do curso de Engenharia de Alimentos Carolinne Bernardeli neste segundo semestre de 2015. Ela está atuando como embaixadora internacional da Brasil Júnior e Senior Project Manager da Jade em Bruxelas (Bélgica) em atividades que integram as redes de empresas juniores do mundo.

Carolinne passou o primeiro semestre do ano trabalhando a distância, no Brasil, e a expectativa é que esta segunda etapa do Programa, na Europa, aconteça até janeiro de 2016. Como Senior Project Manager em Global Public Affairs na Jade, ela está gerenciando organizações públicas vinculadas à confederação europeia – como Unido e Unesco – e participando de eventos com o objetivo de prospectar novas parcerias públicas.

A estudante da UFV também é responsável por dois projetos. O primeiro é o Jewd, de comemoração do Dia Internacional da Empresa Júnior (22 de novembro) e de promoção do reconhecimento da rede de empresas juniores. Por meio dele, Carolinne está interagindo com a Organização das Nações Unidas (ONU) e com representantes de outras confederações, além do Brasil e da Europa.

O outro projeto é o Census & Identity, de coleta de dados de empresas juniores, que tem como objetivo fazer com que a Jade conheça melhor seus integrantes e obtenha insumos que gerem resultados e propostas melhores alinhadas com suas realidades e especulações.

Para Carolinne, dentre os diferenciais do Programa, estão morar fora do país e com outros jovens de todo o mundo. De acordo com ela, são sete pessoas de cinco países diferentes, que geram “muito choque positivo de culturas e de expectativas”.

Carolinne conta que está aprendendo mais sobre diversos assuntos – como gestão, gerenciamento de projetos e liderança – e que, quanto mais puder aprender com seus colegas e contribuir com as ações da equipe, mais realizadora será sua experiência. “Eu sinto que é possível importar para o Brasil o pragmatismo dos europeus e apresentá-los o senso de co-leading do brasileiro, por exemplo, ainda lidando com outras oportunidades de intercâmbio intelectual e cultural que são interessantes, necessários”.

Vale destacar que o Programa Embaixadores também recebeu, neste ano, o estudante do curso de Secretariado Executivo Trilíngue Pedro Mário Vargas da Silva.

(Divisão de Jornalismo)