Rádio Universitária apresenta produções vencedoras em evento de Comunicação

13/08/2015

Em agosto, a Rádio Universitária FM 100,7 veiculará dois programas que foram produzidos por estudantes de Jornalismo da UFV e que venceram a Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação do XX Intercom Sudeste, realizado entre 19 e 21 de junho, em Uberlândia (MG). Eles irão ao ar aos sábados, às 12h, e serão reapresentados às terças-feiras, no mesmo horário. O primeiro será o radiodocumentário Residentes da República, que será veiculado neste sábado (15). Os cinco capítulos da radionovela Vivendo a Agroecologia irão ao ar a partir do dia 22.

O radiodocumentário tem como tema a vida em repúblicas estudantis. Ele conta, com humor e informação, como é morar em comunidades desse tipo e apresenta histórias e experiências de moradores de repúblicas, o funcionamento e a convivência nessas moradias tão tradicionais em cidades universitárias como Viçosa.

Já a radionovela conta a história de uma família de agricultores do interior de Minas Gerais que herdou modos de produção da Revolução Verde, caracterizado pelo uso de agrotóxicos, defensores e maquinários agrícolas. Com o tempo e a prática da agroecologia, ela aprende uma maneira diferente de cuidar do meio ambiente e da saúde, de enxergar o mundo e de trabalhar a terra.

Os trabalhos foram produzidos pelos estudantes Robson Filho, Weliton Mateus, Laryssa Cristina, Jorge Oliveira, Larissa Abreu (radiodocumentário); Weliton Mateus, Ronan Santos, Lilian Moura, Paula Pereira, Vitor Meirelles, Tiago Rates, Cleiton Campos, Larissa Cristina, Alerf Dornel, com a participação de Angelica Almeida e Leandro Vieira e Wanessa Marinho (radionovela). A orientação foi da professora Kátia Fraga.

Vale lembrar que a programação da Rádio Universitária também pode ser acompanhada pelo site www.rtv.ufv.br.

(Divisão de Jornalismo)