Campus Viçosa

Programa Segundo Tempo Universitário realiza aula inaugural e atende número recorde de beneficiados

13/08/2015

Na última segunda-feira (10), aconteceu, no Ginásio de Esportes do campus Viçosa, a aula inaugural do Programa Segundo Tempo Universitário (PST), com a participação do chefe da Divisão Psicossocial da UFV, o psicólogo Felipe Sthepan Lisboa, que abordou a formação de novos grupos e as relações interpessoais. 

Este semestre, o programa - uma realização da Divisão de Esportes e Lazer (DLZ), vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Comunitários - está atendendo o maior número de beneficiados de sua história: 813 pessoas, 513 das quais novos participantes. Eles estão distribuídos em 16 turmas das modalidades de futsal/futebol society, handebol, basquete, voleibol, badminton, tênis, natação, musculação/ginástica e peteca. 

Na avaliação da pró-reitora de Assuntos Comunitários, Viviani Lírio, o desenvolvimento de programas como o PST é fundamental não apenas para a consolidação de espaços de socialização dos estudantes, mas, também, para o desenvolvimento de habilidades, como trabalhar em conjunto, superar os próprios limites e reconhecer o espaço do outro e da diversidade. Segundo ela, “a UFV acolhe, apoia e buscará sempre ampliar programas com esse perfil”.

Além da pró-reitora, participaram da abertura das atividades do PST a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares; o vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão; o chefe da DLZ, Próspero Paoli; o coordenador geral e o coordenador pedagógico do PST, Marcos Paulo de Freitas Silvino e Vitor Lana Gonçalves, respectivamente. 

Vale destacar que o Segundo Tempo Universitário é um programa do governo federal, em parceria com a UFV, e é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação. Ele segue os princípios do esporte educacional, especialmente os de não seletividade, hipercompetitividade e universalidade.

 

 

(Fonte: Marcos Paulo de Freitas Silvino)