Campus Viçosa

Departamento de Fitotecnia tem novo chefe

13/08/2015

A sala de reuniões da reitoria recebeu, na manhã de quarta-feira (12), pró-reitores, diretores de centros, professores e técnicos do Departamento de Fitotecnia (DFT) para a posse de seu novo chefe: o professor Derly José Henriques da Silva. Ele assumiu o cargo que vinha sendo ocupado interinamente pelo professor José Eustáquio de Souza Carneiro, desde que o titular, o professor João Carlos Cardoso Galvão, passou a ocupar a vice-reitoria da UFV. O novo chefe é graduado em Agronomia pela UFV, onde também fez mestrado em Genética e Melhoramento. É doutor em Agronomia pela Universidade de São Paulo e tem pós-doutorado pela University of Florida - Gainesville (Estados Unidos). 

O professor Derly disse que se sente “feliz e honrado” pela possibilidade de realizar um trabalho com pessoas que respeita e convive há anos e, também, pelos novos desafios, que não o farão perder o contato com os estudantes. Para ele, os departamentos são o cerne da Universidade por serem locais em que a relação com o aluno é mais próxima e de onde surgem os problemas a serem resolvidos. O novo chefe do DFT, que está na UFV desde 1992, assume com a certeza de que “está sendo útil para um projeto maior de crescimento espiritual e de formação de pessoas”. Sua expectativa é “fazer o melhor e tudo o que for possível dentro do projeto de expansão da qualidade de vida dos estudantes”. 

O diretor do Centro de Ciências Agrárias, professor Rubens Alves de Oliveira, desejou que a gestão do professor Derly seja tranquila como foram as dos professores João Carlos e José Eustáquio e destacou o perfil do novo chefe como alguém que “tem um coração grande e sabe conviver e atender a todos com sensibilidade”. O diretor comentou sobre a grandeza e a complexidade do departamento que podem ser dimensionadas, por exemplo, pelo seu elevado número de professores (44) e técnicos administrativos (112), além de funcionários terceirizados. Ele lembrou ainda o trabalho de melhoria contínua, em estrutura física e pessoal, que vem sendo desenvolvido no DFT que, segundo o professor Rubens, “crescerá ainda mais com o Derly.”

O vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão agradeceu o apoio dos colegas do departamento e da administração da Universidade pelo trabalho que realizou durante os três anos em que esteve à frente do DFT e desejou sucesso ao novo chefe. A reitora também se disse feliz com a escolha do nome do professor Derly pelo colegiado do Departamento, um dos primeiros da história da UFV e que abriga o Programa de Pós-graduação em Fitotecnia, pioneiro da área de ciências agrárias no país.     

(Divisão de Jornalismo - UFV)

.