MEC credencia UFV como polo aplicador do Celpe-Bras

30/07/2015

A partir deste mês de agosto, a UFV será um polo aplicador do Celpe-Bras, um exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), ele é aplicado em 23 cidades do Brasil e em 63 países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, e é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. A UFV será o segundo polo aplicador do exame em Minas Gerais. Até agora ele só acontecia na UFMG.

Indicada pelo MEC, a Universidade teve alguns requisitos avaliados para a aplicação do exame, como infraestrutura, condições técnicas e equipe de profissionais disponíveis para organização do Celpe-Bras. Na UFV, essa equipe é formada por professores e estudantes do Departamento e do curso de Letras que, de 28 a 30 de julho, participaram de uma capacitação. À frente dela estava uma comissão designada pelo MEC formada pelas funcionárias do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Eunice de Oliveira Ferreira Santos e Rita Lemos Rocha e pela professora Letícia Grubert. A capacitação foi uma promoção do Departamento de Letras (DLA) e da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFV.

A Universidade já participará da segunda edição de 2015 do exame, em outubro. A primeira aconteceu em abril. As inscrições estarão abertas a partir de 3 de agosto. Os interessados devem acessar as informações e a ficha de inscrição no site do Inep. Mais detalhes podem ser obtidos pelo e-mail idalena@ufv.br

Vale ressaltar que o curso de português para estrangeiros já vem sendo oferecido pelo DLA desde 2010, atendendo alunos de mobilidade internacional da graduação e pós-graduação. A partir de agosto, o Departamento passará a oferecer o Curso de Extensão em Língua portuguesa para Estrangeiros (Celipe), que fará parte do Programa de Extensão e Ensino de Línguas (Prelin).

Celpe-Bras
De acordo com informações disponíveis no site do Inep, o Celpe-Bras foi criado em 1998 e é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência em língua portuguesa. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

O exame avalia a habilidade de comunicação oral e escrita em português do Brasil em uma variedade de situações do cotidiano. São avaliados quatro níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

(Coordenadoria de Comunicação Social)

A equipe da UFV participou de capacitação oferecida por uma comissão do Ministério da Educação