Campus Viçosa comemora mais uma colação de grau

25/07/2015

Os cerca de 500 estudantes colaram grau no Espaço Multiuso

Os esforços nos estudos, a saudade dos familiares, as amizades... Essas e muitas outras lembranças permearam a Sessão Solene de Colação de Grau de sexta-feira (24). A cerimônia encerrou a graduação de cerca de 500 formandos de 41 cursos dos quatro centros de ciências do campus Viçosa e reuniu familiares e amigos em comemoração no Espaço Multiuso.

O “mix de felicidade, nervosismo e vontade de chorar”, segundo a formanda em Economia Doméstica Elimara de Oliveira Costa, a fez recordar tudo que viveu na UFV até hoje como um filme. “É uma alegria finalizar um ciclo intenso de luta e dedicação”. Para Elton Ribeiro Resende, que se graduou em Licenciatura em Educação Física, o dia representou “o principal passo para entrar no mercado de trabalho”.

Uma “felicidade imensa”, definiu a estudante de Nutrição Bruna Soares Faria. Formar na UFV, de acordo com ela, significa chegar onde se esperava: "desde quando realizamos o vestibular, há cinco anos, queremos chegar no dia de hoje, atingir nosso objetivo final”.

Solenidades
Os formandos participaram de diversos momentos da Sessão Solene e, entre eles, dois merecem destaque: o juramento conduzido pelo estudante de Educação Física Mateus Gomes Cornélio e o discurso do orador Bruno Paes de Melo, do curso de Bioquímica. Como não poderia ser diferente, com o orador, os formandos recordaram os cerca de cinco anos que estiveram na Universidade, marcados por acontecimentos comuns para todos, mas repletos de significados individuais. De acordo com Bruno, o momento foi de refletir sobre as “metamorfoses” sofridas durante a graduação e de agradecer a quem participou dos capítulos dessa história: à UFV - pelas "oportunidades pessoais e profissionais ímpares” - e aos mestres, que compartilharam seus conhecimentos. E lembrou:“como uma colcha de retalhos, eles nos fizeram completos”.

O paraninfo, o educador físico e ex-aluno da Universidade Ney Franco da Silveira Júnior, lembrou que, pela terceira vez, estava no campus Viçosa “para cumprir uma missão das mais prazerosas e importantes”. Para ele, os formandos encerraram uma fase decisiva de suas vidas em uma instituição que continuarão tendo como referência de excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e na formação integral que proporciona. E desejou: “que vocês possam, como cidadãos, acreditar que é possível construir novas realidades para este país. Acreditem e façam a transformação”. Ao encerrar seu discurso, o paraninfo pediu que os novos profissionais “não se esqueçam que a atualização e a reciclagem dos conhecimentos têm que ser constantes”. Ney Franco foi homenageado com uma placa, entregue pela estudante de Educação Física Jaqueline Salgado Lopes.

Ao agradecer aos pais, por confiarem a educação dos seus filhos à UFV, a reitoria Nilda de Fátima Ferreira Soares destacou o exemplo da formanda em Economia Doméstica Claudemira Costa Luz, que se mudou para Viçosa para que seu filho Mathias Luz Andrade Barreto pudesse estudar Engenharia Química. Nesta sexta-feira, eles colaram grau juntos.

E, depois de agradecer a contribuição de toda a comunidade universitária, responsável pelo sucesso alcançado pela instituição, a reitora pediu aos formandos que baseiem suas ações profissionais nos conhecimentos adquiridos na UFV e que voltem ao campus Viçosa “sempre que puderem, quiserem ou precisarem. A UFV estará sempre de braços abertos para acolhê-los”.

Homenagens
O homenageado geral da turma foi o técnico administrativo do Restaurante Universitário Antônio Coelho, que recebeu uma placa da estudante de Ciências Biológicas Juliana Alves do Vale. Representando os pais de todos os formandos, Silvana Gonçalves e Lima foi homenageada pelo filho Jardel Fellipe de Lima e Silva, do curso de Economia Doméstica.

Os alunos com melhor desempenho na graduação foram agraciados com a Medalha Presidente Bernardes. Nancy da Rocha Torres, do curso de Ciências Biológicas, e Lucas Souza Silva, do curso de Ciências Econômicas receberam a medalha de ouro. Além deles, 18 estudantes dos quatro centros de ciências receberam medalhas de prata.

Vale destacar que, antes da cerimônia, Edmilson Pereira da Mota Junior, na condição de presidente interino do Comando Local de Greve da Associação dos Servidores Administrativos da UFV (Asav), falou sobre os motivos da greve dos servidores, iniciada em maio.

(Coordenadoria de Comunicação Social)