Aulas da saudade iniciam programação da formatura

22/07/2015

Os integrantes da turma Formandos com astúcia participaram das tradicionais aulas da saudade, na manhã desta quarta-feira (22). A atividade deu início à programação de formatura dos cerca de 500 estudantes dos quatro centros de ciências - Agrárias (CCA), Biológicas e da Saúde (CCB), Exatas e Tecnológicas (CCE) e Humanas, Letras e Artes (CCH).

Dentre os escolhidos para ministrar a última aula da graduação estava a professora Ann Honor Mounteer. Ela, que leciona há 13 anos na UFV, disse que já foi escolhida quatro vezes e sempre é “um prazer e uma honra” participar desse momento. Em sua aula para os formandos de Engenharia Ambiental, a professora lembrou alguns desafios enfrentados pelos estudantes para concluir a graduação e a cadeia de pré-requisitos que precisaram cumprir até chegar às disciplinas finais do curso. Ann também destacou o orgulho que os formandos devem sentir “em conquistar um diploma da UFV, que é um passaporte para uma vida profissional de êxito não somente no Brasil, mas no mundo”. Ela falou ainda sobre as responsabilidades que esse diploma traz, dentre elas a de ser um profissional ético e comprometido com a sociedade brasileira.

A graduanda Flávia Barbosa contou que, ao longo desses anos na UFV, os estudantes de sua turma formaram uma família e que a professora Ann os ajudou muito a superar os desafios da graduação. A formanda lembrou que muitos dos seus colegas de curso tiveram a primeira aula justamente na sala em que ocorreu a aula da saudade, e o sentimento, no início das festividades da formatura, pode ser traduzido como “um misto de emoções: ficamos muito felizes, mas também tristes de ter que largar esta Universidade”, afirmou.

Após as aulas da saudade, os formandos participaram, com seus amigos e familiares, do churrasco, realizado no Recando das Cigarras. Abaixo, estão alguns registros desses momentos.

Vale lembrar que a Colação de Grau acontecerá na sexta-feira (24), às 18h, no Espaço Multiuso. As outras atividades da programação da formatura podem ser conferidas aqui.

(Sabrina Areias)