Audiência pública discute extensão rural, cooperativismo e agroindústria

14/07/2015

A reunião aproximou agricultores do legislativo

Dentro da programação da 86ª Semana do Fazendeiro, foi realizada uma audiência pública, na tarde dessa segunda-feira (13), no auditório da Biblioteca Central. A reunião teve como objetivo debater temas como extensão rural, cooperativismo e agroindústria, a partir de uma iniciativa conjunta das comissões de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo e de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares disse que é um privilégio para a Universidade receber uma audiência da ALMG. Dentre os assuntos que ela indicou serem importantes para a inclusão na pauta do legislativo estão a volta da escola rural, com projeto pedagógico voltado para os moradores do campo, e o investimento em segurança, já que os casos de violência têm aumentado no meio rural. Segundo a reitora, as escolas rurais permitiriam que "as pessoas, em especial os jovens, ficassem no campo por decisão própria". Ela afirmou ainda que as universidades mineiras poderiam auxiliar nesse processo de retorno das escolas ao campo.

Para o deputado Roberto Andrade, autor do requerimento para a audiência, a reunião foi uma possibilidade de aproximação entre os agricultores familiares e o legislativo. Segundo ele, "não há momento mais propício para debater as questões do meio rural do que durante a Semana do Fazendeiro", pela tradição e importância do evento. O deputado Fabiano Tolentino, presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, destacou a utilidade de uma audiência pública e a importância da participação da sociedade nesse tipo de evento. Para exemplificar, lembrou a decisão do governo mineiro de renegociar a dívida de 13 mil produtores rurais após a realização de uma audiência pública. Já o presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, Antônio Carlos Arantes, falou que o propósito da reunião foi "ouvir para fazer", e que o levantamento das necessidades do meio rural possibilitará o fortalecimento das ações das comissões envolvidas no legislativo.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Cruz Reis Filho, esteve no evento e comentou sobre a mobilização possibilitada pelas audiências públicas e sobre a importância da UFV e da Semana do Fazendeiro para o desenvolvimento do meio rural. Ele também destacou a necessidade de se discutir melhorias para a Zona da Mata mineira com o intuito de buscar formas de dinamizar a economia da região e de fortalecer as cooperativas.

Dentre os que participaram da audiência, estava o assessor institucional da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária no Estado de Minas Gerais (Unicafes), Erineu Resende Ferreira. Em sua opinião, é necessário oferecer um programa estadual para o cooperativismo, principalmente com ações de fomento para o setor e de capacitação para os agricultores familiares gerirem empreendimentos.

Ao final da reunião, foi aprovado o envio de um pedido de providências ao governo do estado para criar mecanismos de segurança às pessoas que vivem na zona rural. As outras discussões da audiência pública serão avaliadas e reunidas pelas comissões envolvidas para a apresentação de propostas ao governo mineiro.

(Sabrina Areias)