Primeiro dia da Semana da Mulher Rural recebe participantes de Viçosa, Ponte Nova e região

13/07/2015

Foram cerca de 400 mulheres de 12 municípios

“Vim esperando adquirir conhecimentos para levar para a nossa vida na roça”. Essa foi a motivação da produtora rural Elaine Aparecida de Queiroz Teixeira para participar, pela primeira vez, da Semana da Mulher Rural. O evento, que está em sua terceira edição e integra a 86ª Semana do Fazendeiro, foi iniciado na manhã desta segunda-feira (13), no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino.

Elaine tem 24 anos de idade e produz leite e café em Paula Cândido (MG), onde também vive Suelen Fernandes Amaral, de 23 anos, produtora de hortaliças, mandioca e pimenta. Suelen decidiu se inscrever no evento depois que sua irmã participou da última edição e pôde repassar diversas informações sobre o cultivo de pimenta para a família. “Nós cultivamos e foi bom. Espero levar mais conhecimentos para casa hoje”.

Mais experiente, em relação à idade e à participação na Semana da Mulher Rural – já que esteve em todas as edições –, a produtora de café Dejanira Marluce do Nascimento veio de Ventania, distrito de Ervália (MG), e destacou outra importância da experiência: “é bom sair um pouco da rotina, dar um passeio”.

A terceira edição do evento recebeu, nesta segunda-feira (13), cerca de 400 mulheres de 12 municípios da região de Viçosa e de Ponte Nova (MG). Mas, até 15 de julho, serão cerca de 1.200 mulheres de 32 municípios. De acordo com a coordenadora de Bem-estar Social da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Margareth Guimarães, o evento é dividido em três dias. Ele encerra os trabalhos que a Emater realiza no meio rural com essas mulheres durante o ano. Além de oferecer informações diversificadas, a Semana tem um cunho motivacional, de valorizar as mulheres para que possam desenvolver seus trabalhos com liderança e promover o desenvolvimento do meio rural em diversos aspectos.

Margareth ainda destacou que muitas participantes são mães de jovens em idade escolar e o objetivo do evento também é incentivá-las a conhecer a Universidade e a ver que seus filhos têm a oportunidade de usufruir dela. Seguindo a mesma linha de raciocínio, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares contou a história de uma mulher que, para ela, foi um exemplo: sua mãe. Segundo a reitora, ela teve a oportunidade de estudar no ensino básico, mas, sendo a única filha entre 12 irmãos, precisou ajudar a mãe com as atividades domésticas. Sua mãe, então, se casou e fez tudo o que pôde para que os filhos estudassem. E assim aconteceu. Todos os seis irmãos da reitora cursaram o ensino superior. “E, hoje, tenho a alegria de conduzir a UFV pela segunda vez”, disse. A Semana da Mulher Rural, como destacou a reitora, também é um momento para as participantes conhecerem a Universidade: “esse patrimônio é de cada uma de vocês”.

Nos três dias do evento, as mulheres participarão de palestras sobre assuntos diversificados, inclusive sobre a importância que têm na educação dos seus filhos.

Também acompanharam o início da terceira Semana da Mulher Rural o pró-reitor de Extensão e Cultura, Clovis Andrade Neves, que desejou que todas as participantes usufruam ao máximo do evento; o presidente da Emater, Amarildo Kalil; o vice-reitor da UFV, João Carlos Cardoso Galvão; o deputado estadual Roberto Andrade; a gerente regional da Emater, Rafaela Pinheiro, e os deputados Antônio Carlos Arantes, Fabiano Tolentino e Tito Torres.

(Izabel Morais)