Campus Florestal

UFV - Florestal realiza 2ª Fecitec

02/07/2015

A UFV-Florestal/Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) realizará, em 14 de novembro, a 2ª Fecitec, a qual congrega a Feira de Ciências da Cedaf e a IV Feira de Ciências do Programa Interinstitucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O evento, cujo tema é “Luz, Ciência e Vida”, marcará o encerramento do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA/UFV) do Campus UFV-Florestal.

Estudantes e/ou profissionais interessados em participar da 2ª Fecitec do Campus UFV Florestal, especialmente os do ensino fundamental, médio e técnico, devem submeter trabalho à avaliação por meio do envio do formulário on line de 3 de agosto até 11 de novembro. A Comissão Organizadora sugere que os participantes abordem em seus projetos o tema do evento, considerando, entretanto, a valorização, a produção, a difusão e a interconexão do conhecimento de diferentes áreas, já que o tema do evento é apenas sugestivo e a temática para a inscrição dos trabalhos é livre. Para mais informações sobre as inscrições e o evento, clique aqui.

Os trabalhos submetidos serão avaliados pela comissão de 12 a 21 de setembro, com divulgação dos selecionados a partir do dia 28. Confira o cronograma acessando este link.

Sobre a Fecitec

A Fecitec visa desenvolver e consolidar as relações acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e culturais do campus UFV-Florestal com a educação básica de Florestal e região, por meio da interação entre estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária. Além disso, pretende divulgar as ciências e a metodologia científica a estudantes do ensino fundamental, médio e técnico com palestras, minicursos, folders e cartazes. E, assim, incentivar o desenvolvimento de trabalhos/projetos científicos criativos e inovadores, estimulando novas vocações científicas.

Como isso, a Fecitec objetiva articular programas e projetos em desenvolvimento na UFV-Florestal, como Pibid, LIFE e Novos Talentos, dentre outros, com a Educação Básica, criando oportunidade para que os jovens da educação básica entrem em contato com diferentes culturas e profissionais, especialmente educadores e cientistas.

Outro fator importante possibilitado pela Fecitec é a integração e a troca de experiência entre as diversas áreas de conhecimento e os estudantes da educação básica, técnica e superior, incentivando-os à carreira técnico-científica. E, a partir da Feira, é possível selecionar trabalhos para participação em Feiras/Mostras Nacionais e Internacionais de Ciências e/ou Tecnologia.

Aberta à visitação do público em geral, ao final, o evento premia os melhores trabalhos com troféus, medalhas, menções honrosas e bolsas de iniciação científica júnior do Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Campus UFV-Florestal.

Saiba mais sobre o evento acessando o site da 2ª Fecitec clicando aqui.

Por ACS UFV - Florestal (Fonte: Eduardo França Castro)