Pesquisadores vinculados à UFV assinam capítulo de livro sobre floresta com araucária

25/06/2015

O professor do Departamento de Engenharia Florestal e coordenador do Laboratório de Restauração Florestal (Larf) da UFV, Sebastião Venâncio Martins, e seu ex-orientado de mestrado Tiago Maciel Ribeiro são responsáveis por um dos capítulos que compõem o livro Floresta com araucária: composição florística e biota do solo, disponibilizado recentemente pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). A obra apresenta estudos sobre a diversidade e a distribuição da vegetação na Mata de Araucária, localizada no estado de São Paulo.

O capítulo – Impactos do fogo na restauração florestal com Araucaria angustifolia (Bertol.) O. Kuntze: um estudo de caso no Parque Estadual de Campos do Jordão, SP, Brasil – é resultado de uma parceria entre o Larf e o Instituto Florestal do Estado de São Paulo. Entre seus objetivos estão divulgar conhecimentos sobre as florestas com araucária de São Paulo e de Minas Gerais e promover ações de restauração e conservação da vegetação. Entre os assuntos abordados estão: o fogo e seus impactos nas comunidades vegetais, o uso de poleiros naturais e artificiais na restauração das florestas com araucária, a dinâmica de nucleação da floresta com araucária sobre os campos naturais, potencialidades e limitações das florestas plantadas na catalisação da regeneração florestal em áreas desmatadas e um estudo de caso no Parque Estadual de Campos do Jordão (SP).

O livro foi organizado pela professora Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), e Rafael Leandro de Figueiredo Vasconcellos, pós-doutorando vinculado à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Apesar do lançamento oficial estar previsto para acontecer no dia 3 de julho – na Biblioteca Central da ESALq/USP, em Piracicaba (SP) –, o livro já pode ser adquirido pelo site fealq.org.br/loja/floresta-com-araucaria.html.

(Fonte: Sebastiao Martins)