Seminário Campo em Transformação continua nesta terça-feira

22/06/2015

Nesta segunda-feira (22), o Grupo de Estudos Rurais: Agriculturas e Ruralidades (Gerar) iniciou seu primeiro seminário, que teve como tema Campo em Transformação: novas facetas do desenvolvimento local. O evento acontecerá até esta terça-feira (23), no auditório da Biblioteca Central do campus Viçosa da UFV.

O objetivo, de acordo com a coordenadora do evento e professora do Departamento de Economia Rural, Ana Louise de Carvalho Fiuza, é discutir as transformações experimentadas pelo meio rural e suas relações com temas como consumo, meios de comunicação e turismo, entre outros. “O evento quer chamar atenção para um campo que busca se inserir no mundo de uma maneira mais ativa”. Segundo ela, as populações rurais passaram a viver de maneiras diferentes, híbridas, associando informações da cidade e do campo, e “essas transformações geraram novas práticas de vida, que precisam ser enxergadas”.

Como palestrantes, o seminário está recendendo os professores José António Cadima Ribeiro e Paula Cristina Almeida Cadima Remoaldo (foto abaixo), da Universidade do Minho, de Portugal. Eles vieram compartilhar suas pesquisas sobre turismo na Europa e, durante a semana, também ministrarão uma disciplina especial para os estudantes vinculados ao Gerar. A professora Ana Louise explicou que o turismo é a ocupação não agrícola que mais impacta o meio rural, com novas possibilidades de emprego e de renda e permitindo contatos com outras realidades. “Isso modifica completamente a relação e os modos de vida de quem vive no campo. E o desenvolvimento do turismo em Portugal nos ensina muito sobre o que o Brasil está vivendo”.

Para complementar as discussões da segunda-feira (22), o evento também recebeu a agente de Extensão em Desenvolvimento Rural Patrícia Ferraz do Nascimento, que abordou o turismo rural brasileiro, com foco no estado do Espírito Santo.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que participou da abertura do seminário, ressaltou a importância de a Universidade propiciar discussões sobre as transformações do meio rural e lembrou que, neste ano, haverá oportunidade para isso durante a 86ª Semana do Fazendeiro. “Faremos essa interlocução, porque não podemos desconectar a área urbana da área rural”.

Além dela, também acompanharam a abertura do evento o vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens Alves de Oliveira; o chefe do Departamento de Economia Rural, Wilson da Cruz Vieira; o coordenador do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural, José Ambrósio Ferreira Neto, e a representante discente da Comissão Organizadora do seminário, Vanessa Aparecida Moreira de Barros.

Programação
Nesta terça-feira (23), além de discussões sobre as pesquisas que estão sendo realizadas pelos estudantes vinculados ao Gerar, a programação do seminário prevê a continuidade da exposição Hibridismo Cultural: entre a tradição e a modernidade, que mostra as culturas dos meios urbano e rural e as relações entre o tradicional e o moderno por meio de fotografias produzidas pelos próprios pós-graduandos do Gerar.

Vale destacar que o Grupo de Estudos Rurais: Agriculturas e Ruralidades é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Extensão Rural e coordenado pelas professoras Ana Louise e Neide Maria de Almeida Pinto, do Departamento de Economia Doméstica.

(Coordenadoria de Comunicação Social – Fotos: Leonardo Gonçalves)