UFV assina protocolo para elaboração de plano de segurança

18/06/2015

Responsáveis pela empresa Fator SI. ouvirão membros da UFV para elaborar diagnóstico de segurança

A UFV deu o primeiro passo para a elaboração de um plano diretor de segurança da Universidade na quarta-feira (17). Em reunião realizada no Salão Nobre, do campus Viçosa, foi assinado um protocolo entre a UFV e a empresa Fator. SI, especializada em ações de segurança preventiva e de inteligência.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares destacou que o plano de segurança será elaborado por uma empresa com mais de 30 anos de experiência na área e que "precisará do apoio das comunidades acadêmica e viçosense no diagnóstico da situação para construirmos uma proposta conjunta, com grande soma de esforços, opiniões e sugestões, para executarmos ações”.

O proprietário da Fator. SI, coronel da Polícia Militar Geraldo Henrique Guimarães, apresentou os procedimentos para elaboração do plano diretor de segurança. De acordo com ele, os objetivos são identificar e mapear as vulnerabilidades para sugerir soluções eficazes e integradas na área preventiva. A proposta abrangerá o levantamento de dados sobre a segurança na UFV, com membros da comunidade, e a análise das informações obtidas para então ser entregue um plano que esteja dentro da realidade do campus Viçosa. A expectativa é que o documento seja apresentado no em setembro.

O comandante da 4ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, coronel José Geraldo Lima, elogiou a iniciativa proposta pela reitora e disse que qualquer assunto referente à segurança na UFV é importante ser discutido em função da representatividade da instituição para o município. “Vejo em Viçosa um diferencial que é o engajamento dos diversos órgãos, como a universidade, a polícia, a prefeitura, para buscar soluções”, declarou. Segundo a representante do prefeito de Viçosa e presidente da Câmara dos Vereadores, Marilange Santana Ferreira, o plano de segurança será uma conquista não só para a UFV como também para a cidade. Por isso, a Universidade poderá contar com o suporte do legislativo e executivo do município.

Participaram do encontro membros da administração superior da Universidade, vigilantes, representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, UFV-Credi,  Agros, Funarbe, SIF, de entidades de classe, e representantes da Polícia Militar, do legislativo e executivo de Viçosa.

(Sabrina Areias)