Campus Viçosa

Programa de Pós-graduação em Extensão Rural promove primeira defesa de tese

17/06/2015

Luciana (à esq.) foi orientada pela professora Sheila Doula (à dir.)

Na última quarta-feira (17), aconteceu a primeira defesa de tese de doutorado do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural. Ela foi realizada às 14h, na sala de reuniões do Departamento de Economia Rural (DER), pela doutoranda Luciana da Silva Peixoto Perry .

A pesquisa Desenvolvimento, Tradição e Reconhecimento na Reserva Extrativista Marinha de Corumbau, que foi orientada pela professora do DER Sheila Maria Doula e teve o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), teve como objetivo principal analisar os conflitos de interesse existentes em torno da Reserva Extrativista Marinha de Corumbau (Bahia). “Avaliamos de que maneira as políticas públicas direcionadas para a gestão ambiental e para as populações tradicionais vêm sendo sentidas por essas populações, como forma de reconhecimento, manutenção das tradições, como uma perspectiva de desenvolvimento”, explicou Luciana.

Entre as observações e conclusões da pesquisa, a doutoranda contou que existe uma busca por mudanças nas maneiras de desenvolvimento, mas que há também um compartilhamento de valores que impedem essas mudanças. “Ainda achamos natural um pescador ganhar menos do que uma profissão mais escolarizada... Vamos naturalizando essas diferenças e a política não chega a ser suficiente”.

Em relação à experiência adquirida, Luciana destacou que foi muito rica, “até para a própria população, que teve momentos para refletir sobre ela mesma, sobre a sua identidade”. A orientadora, a professora Sheila, disse se sentir orgulhosa e que a pesquisa da Luciana vai servir como referência sobre o assunto nos próximos anos: “o mais importante foi ela trabalhar com um viés mais humanista, da população que vive lá. A gente ainda tem poucos trabalhos sobre isso”.

 

(Coordenadoria de Comunicação Social)