Proposta do Museu Alexis Dorofeef é selecionada em programa de mobilidade internacional

16/06/2015

A proposta do curso Solos, Agroecologia e Meio Ambiente, oferecido pelo Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD) para professores da educação básica, foi selecionada no Programa de Cooperação Internacional STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

A iniciativa foi escolhida junto com outros 14 projetos de interação entre universidade e educação básica de todo o Brasil, que também atuam nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia ou matemática. Os coordenadores serão contemplados com um intercâmbio de duas semanas no Reino Unido para incentivar a inovação e a criação de novas estratégias na formação de professores da educação básica.

O curso oferecido pelo MCTAD integra o Programa Novos Talentos, sob coordenação da professora do Departamento de Solos Cristine Carole Muggler, e busca contribuir para a qualificação e o fortalecimento da educação básica na região da Zona da Mata de Minas Gerais. Isso acontece por meio da promoção e criação de ambientes de interação entre a educação básica e a educação superior.

No ano passado, o projeto teve 28 professores da rede pública das cidades de Araponga, Cajuri, Canaã, Coimbra, São Miguel do Anta e Teixeiras, que participaram de oficinas e vivências de espaços agroecológicos e educadores. Em 2015, os professores do projeto realizaram uma viagem de visita a museus e espaços de ciência da cidade do Rio de Janeiro.

A ação é da Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Conselho Britânico/Fundo Newton.

(Fonte: Ana Carolina Leão e Cleomar Marin)