Campus Viçosa

Pós-graduação da UFV-Florestal tem sua primeira dissertação defendida

11/06/2015

Na última terça-feira (9), a UFV-Florestal registrou um marco em sua história: a defesa da primeira dissertação do Programa de pós-graduação Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários (MCENA) - o primeiro do campus. O mestrando Libério Júnio da Silva – graduado em Ciências Biológicas - defendeu o estudo Estoques de carbono e nitrogênio de solos e atributos químicos de águas e sedimentos marginais como indicadores de manejo e conservação de ecossistemas na bacia do rio Paraopeba-MG.

O objetivo da pesquisa foi determinar os estoques em solos sob diferentes práticas de manejo florestal, agrícola e pastoril. Para isso, foram determinados os teores de matéria orgânica, realizadas análises químicas para avaliação da fertilidade e quantificados os estoques de carbono, bem como verificadas as semelhanças e diferenças entre os sistemas de coberturas estudados, especialmente quando comparados à vegetação de mata nativa.

A dissertação foi orientada pelo professor Marihus Altoé Baldotto e teve como co-orientadoras as professoras Herminia Emilia Prieto Martinez e Lílian Estrela Borges Baldotto. Essa última participou da banca avaliadora juntamente com o professor da UFV Demetrius David da Silva e a pesquisadora da Epamig Maria Celuta Machado Viana.

O professor Marihus lembrou a pertinência e a “contribuição oportuna” da dissertação ser defendida na Semana do Meio Ambiente. Segundo ele, o trabalho foca o tema ambiental sem deixar de lado as ciências agrárias.

Presenças
A defesa contou com a presença da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, do diretor geral do campus, Antônio Cézar Pereira Calil, e de alguns professores envolvidos na implantação do MCENA.

O coordenador do curso, professor Eduardo Gusmão Pereira ressaltou, dentre outros aspectos, a sua satisfação em ver o Salão Nobre, onde foi realizada a defesa, repleto de estudantes, professores e também de familiares do pós-graduando, que prestigiaram o momento. O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Marco Antônio de Oliveira destacou a alegria do momento, tendo em vista os esforços para implantação do mestrado. Esforços que começaram em 2010 e que, segundo ele, vêm crescendo cada vez mais em prol da criação de novos programas de pós-graduação.

O diretor geral do campus agradeceu e parabenizou todos envolvidos no MCENA, evitando citar nomes para não esquecer algum. Entretanto, fez questão de lembrar dois professores do campus Viçosa que foram importantes colaboradores: Luiz Antônio Maffia e Eduardo Paulino. O primeiro contribuiu como parecerista interno no projeto preliminar de mestrado aprovado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, o segundo, foi responsável pelo primeiro projeto aprovado no CT-Infra 2008 (Finep), visando à liberação de verbas para viabilização de infraestrutura exclusiva para pesquisa no campus.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares avaliou a defesa como um marco não só na história da UFV-Florestal, mas também na vida do professor Marihus e do agora mestre Libério, e lembrou o pioneirismo da UFV na pós-graduação e seus mais de 50 anos de tradição na modalidade stricto sensu. Ela destacou ainda a importância do mestrado para o crescimento da pesquisa no campus, trazendo benefícios não só para a pós-graduação, mas também para a graduação, pois proporciona incremento da iniciação científica.

Programa
O MCENA visa conhecer e desenvolver bases científicas para a conservação, manejo e uso sustentável dos ecossistemas naturais e agrários. Dentre seus objetivos está o de capacitar profissionais para as áreas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas às ciências agrárias, visando a uma relação harmônica entre a produção agrícola e a conservação ambiental.

Aprovado em 2012 e com primeira turma iniciada em 2013, o mestrado tem como público-alvo graduados das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Meio Ambiente, especialmente os egressos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ecologia e áreas afins. 

 

(Fonte: Fernanda Pessoa – ACS UFV-Florestal)

A defesa de Libério (esq.) teve a presença da reitora, do diretor do campus e professores do MCENA