Professora Nilda Soares é reconduzida ao cargo de reitora da UFV

27/05/2015

A reitora com o secretário Luiz Cláudio Costa, o prof. João Carlos Galvão e o ministro Renato Janine

A nova gestão da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares teve início nesta terça-feira (26), com a assinatura de seu termo de posse para mais um mandato de quatro anos (2015-2019). A solenidade de recondução ao cargo foi presidida pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e aconteceu na sala de Atos do MEC, em Brasília (DF).

A reitora disse que se sente honrada em cumprir a missão conferida pela comunidade acadêmica de dirigir a UFV por mais quatro anos e que contará

“com a competência e o apoio dedicado do professor João Carlos Cardoso Galvão, que acolheu generosamente o convite para ocupar o cargo de vice-reitor”. De acordo com a professora Nilda Soares, a UFV, aos 88 anos, apesar de jovem, ao ser comparada com outras instituições de ensino superior, “é plenamente consolidada e os seus resultados alcançados nos processos de avaliação são sempre expressivos”. A professora Nilda Soares atribuiu esse desempenho à dedicação dos servidores da UFV que a auxiliam no desafio de administrar uma universidade multicampi em constante processo de expansão e manutenção, que conta com cerca de 22 mil estudantes, 1.200 professores e 2.400 profissionais no quadro técnico-administrativo.

Em seu discurso, ela destacou a excelência dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade; as pesquisas responsáveis pelo desenvolvimento da cultura de soja no Brasil; a tradição da UFV no oferecimento de atividades extensionistas, como a Semana do Fazendeiro; a realização de projetos que buscam auxiliar toda a comunidade e professores da rede pública, e a instituição do Programa 1º ano, que objetiva acolher os estudantes com ações coordenadas de acompanhamento acadêmico, garantindo a sua permanência qualificada na Universidade.

Emocionada, ela agradeceu aos professores, técnicos administrativos e estudantes que a surpreenderam ao se voluntariarem e viajarem de ônibus por mais de mil quilômetros de Viçosa a Brasília para prestigiar a sua posse. “Quero agradecer a todos que estiveram ao lado da gestão que se encerra e a todos que construíram uma renovada proposta para os próximos quatros anos. Saibam que é um orgulho representar a UFV e a todos vocês”, afirmou.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, contou que realizar a posse de reitores é uma das “tarefas gratas” do seu Ministério, e é um “prazer ainda maior reconduzir a reitora ao cargo, o que demonstra a confiança da comunidade acadêmica que a escolheu”. Ele lembrou que as universidades, desde 2003, têm vivenciado um processo de expansão e que os recursos públicos investidos requerem que elas assumam compromissos, além de culturais e científicos, com o desenvolvimento social e econômico do país. “Neste ano, estamos lutando para que, mesmo com as dificuldades de recursos, possamos avançar cada vez mais. Precisamos rever projetos e aprimorá-los(...) Não estamos adotando medidas de contenção por simples necessidade econômica, mas para garantir melhor uso possível do recurso público”, declarou.

O secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, destacou que a UFV foi a responsável por “o formar, o que o permitiu avançar e contribuir para a educação do Brasil”. O secretário desejou sucesso à professora Nilda Soares, que ocupou o cargo de vice-reitora, quando ele era reitor da Universidade, e, logo após, foi escolhida pela comunidade acadêmica, em um momento histórico, para ser a primeira mulher a dirigir a UFV. Segundo ele, é “muito bom para o Brasil ter uma reitora com esta competência e compromisso com as causas da nossa pátria educadora”.

Durante a solenidade também foi reconduzida ao cargo de reitora a professora Ângela Maria Paiva Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A cerimônia contou ainda com as presenças da secretária de Educação Superior substituta do MEC, Dulce Maria Tristão; do diretor da Fapemig e ex-reitor da UFV, Evaldo Ferreira Vilela; da senadora Fátima Bezerra; do senador Garibaldi Filho, dos deputados federais Carlos Melles, Reginaldo Lopes e Wadson Ribeiro; dos diretores dos campi de Florestal e Rio Paranaíba, Antônio Calil e Frederico Garcia, respectivamente; do prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer; do diretor-presidente da Funarbe, Luiz Eduardo Dias, e do coordenador de projeto de Proteção à Infância do Ministério do Turismo e ex-aluno da UFV, Adelino Silva Neto.

Nas fotos, alguns registros da cerimônia. Para melhor visualização, clique no centro das fotografias.

(Sabrina Areias)