Professora da Finlândia oferece curso sobre narrativas visuais e ensino-aprendizagem de línguas

20/05/2015

Discutir o uso de narrativas visuais na pesquisa, no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras foi o objetivo do curso oferecido pela professora Paula Kalaja, da University of Jyvãskyla (Finlândia). Em cinco módulos, o curso, que teve início em abril, terminou nesta terça-feira (19) e permitiu o aprofundamento do tema por estudantes de graduação e de mestrado em Letras e por professores da UFV.

Paula Kalaja está há mais de um mês no campus Viçosa em licença sabática da universidade finlandesa e gostou da experiência de ministrar, pela primeira vez, um curso sobre narrativas visuais. Ela elogiou os estudantes e professores que participaram dos módulos do curso, pelas observações e questionamentos e pelo interesse que demonstraram. Paula também disse que o campus da Universidade é maravilhoso e que aproveitou para caminhar por ele todos os dias.

Para a professora do Departamento de Letras Ana Maria Ferreira Barcelos, que convidou a educadora estrangeira para o curso e divide com ela a autoria de livros, o evento foi muito importante. Segundo ela, as narrativas visuais, como desenhos e colagens, são métodos de coleta de dados que começaram a ser explorados agora na Linguística Aplicada, e a professora finlandesa é pioneira em pesquisas na área com esse tipo de método. “No curso, os participantes vivenciaram vários tipos de narrativas visuais que poderão utilizar tanto como pesquisadores quanto como professores de línguas estrangeiras”, destacou.

As discussões realizadas no curso já estão sendo aproveitadas pelos participantes. A mestranda em Letras da UFV Bruna de Oliveira decidiu acrescentar as narrativas visuais como uma das metodologias de sua dissertação e a opção tem dado certo. De acordo com a mestranda, na pesquisa desenvolvida em uma escola de Rio Pomba (MG), os estudantes demonstraram mais motivação em representar o processo de identificação com a língua inglesa por meio da linguagem visual. Com a participação no curso, a mestranda disse que terá mais suporte para a pesquisa. A vinda da professora Paula Kalaja à UFV “permite termos contato direto e podermos trocar ideias com uma autora que estudamos em livros. Essa experiência é muito válida”, afirmou.

A passagem da educadora pela Universidade faz parte de uma parceria estabelecida entre o Programa de Pós-graduação em Letras e a University of Jyvãskyla. A parceria conta com diversas ações, dentre elas a assinatura de um memorando de entendimento, o oferecimento de cursos e a produção de um livro, com a participação de Paula Kalaja e da professora Ana Maria Barcelos. O livro Beliefs, Agency and Identity in Foreign Language Learning and Teaching, da editora Palgrave/MacMillan, será lançado em novembro e aborda questões de identidades e crenças no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira.

As atividades na UFV foram promovidas pelo Programa de Pós-graduação em Letras, com o apoio do Curso de Extensão em Língua Inglesa (Celin).

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto Maior)