Campus Florestal

Encontro de Pais e Mestres de 2015 enche ginásio e recebe elogios

20/05/2015

.

A UFV-Florestal/Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) realizou, na tarde deste sábado (16), o Encontro de Pais e Mestres. Com o objetivo de unir esforços na formação educacional dos estudantes contando com o apoio dos pais, o evento teve a participação de diretores da UFV-Florestal, coordenadores e professores dos cursos técnicos da Cedaf e do ensino médio da Escola Estadual Serafim Ribeiro Rezende e representantes da comissão disciplinar e da segurança do campus.

Para Ana Lúcia de Souza Silva Ribeiro, de Betim, mãe de aluna do curso técnico em Alimentos, o encontro proporciona a aproximação entre família e escola ao possibilitar um momento específico de contato com os professores, a administração e os setores relacionados à educação no campus. Ana Lúcia é professora também e, dessa forma, ela compreende “o quanto é importante saber como tudo está indo, o que a escola tem oferecido, o que tem mudado. E acompanhado o que tem melhorado na escola também, não só no ensino e no rendimento dela [da filha]”.

Conforme o diretor geral do campus UFV-Florestal/Cedaf Antônio Cézar Pereira Calil, a importância da participação e da união entre pais e educação formal está no desenvolvimento dos alunos como cidadãos cientes não só de seus direitos, mas também de seus deveres. Além disso, ele enfatizou a obrigação que as instituições de ensino têm de desenvolver com eficiência a educação e o papel dos pais na manutenção desse processo. 

O diretor geral também citou os investimentos que estão sendo feitos em melhorias na infraestrutura do campus para manter o constante progresso na educação. Ele se colocou à disposição dos pais para sanar dúvidas sobre quaisquer assuntos.

Por sua vez, o sargento Alexandre, representando a segurança do campus, apresentou-se aos pais e explicou seu papel como protetor dos estudantes da UFV-Florestal. Ele ressaltou a relevância de conciliar os assuntos familiares com segurança, afinal, valores e ensinamentos relativos a comportamento vem da casa do aluno. Ele finalizou sua fala parabenizando a quem compareceu ao evento: “Parabéns a quem veio, pois está presente porque valoriza a família”.

O diretor de Ensino Diego Antônio França, ex-aluno do curso técnico em Agropecuária da Cedaf há 12 anos, falou sobre as dificuldades de cuidar de uma universidade e da importância do apoio dos pais nessa missão da diretoria da instituição, especialmente no que diz respeito aos estudantes. Ele ressaltou que, caso sejam notadas mudanças no comportamento ou no rendimento escolar dos filhos, basta entrar em contato com a Diretoria de Ensino (DIE), que está provida de profissionais que podem auxiliar, como pedagoga, psicólogas e o técnico em Assuntos Educacionais Hebert Lehner, mestre de cerimônia do evento.

Diego destacou que “estamos aqui para trabalhar em conjunto e contribuir com a formação dos filhos de vocês”, disse. Ele terminou falando sobre o Regime Disciplinar da instituição e, após, Hebert apresentou a aluna Gabriela Viegas Moreira, que tocou e cantou a canção “Aquarela”, do cantor e compositor Toquinho.

O próximo a falar aos pais foi o presidente da Comissão disciplinar do campus UFV-Florestal, professor Guilherme Pussield. Ele se apresentou e explicou a função dessa comissão, que é resolver problemas de mau comportamento de alguns estudantes, sejam eles do ensino médio, técnico ou superior. Segundo o professor, para evitar o constrangimento de convocar os pais para as reuniões da comissão, ele pede para que a família, além de instruir os filhos quanto a valores, preste atenção no comportamento deles.   

Em seguida, o chefe do Registro Escolar dos Cursos Técnicos, Paulo Henrique Damasceno, ressaltou a necessidade de os estudantes, bem como pais e responsáveis observarem o que consta no Regime Didático, pois a UFV-Florestal é rigorosa na observância dessas normas. Além disso, ele pediu para que a família sempre acompanhem calendário escolar, horário de aulas e as notas dos filhos. Ele finalizou se colocando à disposição em caso de dúvidas.

De acordo com Elenita Maria de Jesus de almeida e Nivaldo Geraldo de Almeida, de Pará de Minas, pais de aluno do curso técnico em Informática, o Encontro de Pais é apropriado para saber tudo que está acontecendo tanto na instituição quanto na vida escolar dos filhos, indo além do constante diálogo que eles já mantêm com filho em casa. “Nós gostamos de participar. O evento é ótimo, está atendendo à expectativa”, disseram.

O professor Afonso Timão Simplício enriqueceu o evento com a palestra “Técnicas de estudo: o que e onde precisamos melhorar”, com dicas sobre a melhor forma de estudar e dados sobre educação formal e disciplinas em vários países e os diversos Estados do Brasil. Na sequência, o encontro proporcionou aos pais um espaço para perguntas direcionadas à administração do campus ou a setores específicos. Respondidos os questionamentos e após a apresentação dos coordenadores de cada curso aos pais, Gabriela Viegas Moreira se apresentou novamente, tocando e cantando “Sal da Terra”, de Beto Guedes.

Logo após a apresentação, foram entregues os seguintes certificados de Honra ao Mérito (homenagem de prata) referentes ao primeiro semestre de 2015:

- À Gabriela Viegas Moreira, pelo rendimento de 89,4%, entregue pelo coordenador dos cursos médios, professor Romário Cardoso.

- À Sônia Harumi Eiri, pelo rendimento de 89,7%, entregue pela representante do convênio entre a Cedaf e a Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, pela diretora da escola estadual, professora Andréia Maria da Silva Ribeiro.

- Ao Márcio Luiz da Silva Júnior, pelo rendimento de 89,1% , entregue pelo diretor de ensino, professor Diego de Castro.

- À Marina Letícia Silva dos Santos, pelo rendimento de 89,3%, entregue pelo diretor geral do campus, professor Calil.

- À Larissa Lucas Guedes, pelo rendimento de 89,6%, entregue pelo diretor geral do campus, professor Calil.

Na avaliação de Pedro dos Santos e Maria Edith da Silva Santos pais de Marina Letícia, do curso técnico em Informática e uma das premiadas com certificado de honra ao mérito, o Encontro de Pais e Mestres, além de necessário, esclareceu muitas dúvidas dos pais. Segundo eles, se o evento acontecesse mais vezes durante o ano, eles compareceriam com satisfação.

Para Andréa Lopes da Cunha e José Nizio Lucas Machado, de Contagem, pais de Gabriel, estudante do curso técnico em Informática, o encontro é muito interessante, especialmente devido à possibilidade de conversar com os professores. Andréa sempre achou importante o encontro com os professores nesse momento específico e, além disso, ela disse concordar “plenamente com a fala dos professores, pois é a interação da escola com os pais que pode dar bons frutos”.

Terminada a entrega de certificados, os pais receberam os boletins e puderam conversar com  professores e coordenadores de curso, bem como tirar suas dúvidas com a administração e representantes de setores específicos do campus de maneira individualizada. Ao final, foi oferecido um coffee break.

Para acessar mais fotos do Encontro de Pais, clique aqui.

 

Por ACS UFV-Florestal