Núcleo de Tecnologias de Gestão realiza workshops de inovação em parceria com Fapemig

19/05/2015

Desde o início de maio, o Núcleo de Tecnologia de Gestão (NTG) da UFV está ministrando workshops de capacitação das empresas de base tecnológica contempladas no Edital Tecnova (13/2013) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O último – Inovação e planejamento tecnológico - aconteceu no dia 13, em Santa Rita do Sapucaí (MG), e contou com gestores de 40 empresas participantes do Programa Tecnova.

O workshop abordou a importância do estabelecimento de processos de inovação para empresas que buscam competitividade na economia do conhecimento, com ênfase na estruturação de um plano tecnológico que alinhe necessidades de mercado, requisitos do produto e tecnologias inovadoras.

O Tecnova é uma iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), cujo propósito é atuar em conjunto com as fundações de amparo à pesquisa dos estados. Em Minas Gerais, o programa está sendo realizado pela Fapemig, por meio do Edital de Subvenção Econômica, lançado em 2013, para financiar propostas de micro e pequenas empresas sediadas no estado, para o desenvolvimento de produtos ou processos de inovação.

Além da subvenção às empresas, a Fapemig está oferecendo, por meio do NTG, capacitação na área de Gestão da Inovação. Para que as empresas possam obter melhores resultados no desenvolvimento dos seus projetos, até agosto, serão realizados mais sete workshops, nas cidades de Belo Horizonte e Santa Rita do Sapucaí. Neles, a equipe do NTG capacitará os gestores das empresas na utilização e implementação do Sistema de Gestão da Inovação desenvolvido pelo grupo.

NTG

O Núcleo de Tecnologias de Gestão é composto pelos professores Adriana Ferreira, Jaqueline Suzuki, Nédson Campos e Marcos Rodrigues, do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP), e por estudantes do curso de Engenharia de Produção da UFV. Seu objetivo é desenvolver projetos de pesquisa e de extensão nas áreas relacionadas às tecnologias de gestão e inovações organizacionais, contribuindo, assim, para o aumento de competitividade e eficiência nos processos de inovação tecnológica e organizacional das empresas.

Segundo o professor Marcos Rodrigues, o NTG foi selecionado para apoiar o Tecnova em virtude das experiências do grupo. Dentre elas estão a realização do Programa de Incentivo à Inovação (PII) e a participação no desenvolvimento e implantação do Sistema de Gestão da Inovação do Programa FAZ, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), sob a coordenação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MG), que envolve a participação de 40 empresas de Minas Gerais.

Mais notícias sobre o workshop estão no site da Fapemig.

(Fonte: NEG)