Prêmio Bom Exemplo 2015 é entregue a professor da UFV

15/05/2015

O professor Rubens, a reitora da UFV, o governador de Minas e o presidente da Fapemig

O professor Rubens Alves de Oliveira, diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFV, recebeu, na última terça-feira (12), o Prêmio Bom Exemplo 2015, na categoria Inovação. A cerimônia aconteceu na sede da TV Globo Minas, em Belo Horizonte, e homenageou personalidades envolvidas em ações de cidadania e desenvolvimento social.

Para o professor, o prêmio representa o resultado da perseverança de vários anos de pesquisa e investimentos no irrigâmetro, um aparelho inovador que, segundo ele, já está trazendo benefícios ambientais, econômicos e sociais para o meio rural e para a sociedade como um todo. Ele conta que a UFV é a detentora do registro de depósito da patente do equipamento, “que vem se somar ao grande histórico de contribuições técnico-científicas que a instituição tem dado à sociedade brasileira”.

Na premiação, que contou com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, a Universidade também foi representada pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e pelo ex-reitor e atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela, que indicou a tecnologia do irrigâmetro para concorrer ao prêmio.

Mais informações sobre a premiação podem ser obtidas neste link.

O Prêmio
O Bom Exemplo 2015 é uma iniciativa da TV Globo Minas e da Fundação Dom Cabral, em parceria com o Jornal O Tempo e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O objetivo do prêmio, que contemplou nove categorias (Cidadania, Ciência, Cultura, Educação, Economia e Desenvolvimento de Minas, Esporte, Inovação, Meio Ambiente e Personalidade do Ano) é reconhecer ações de cidadania e desenvolvimento social que representem melhorias na qualidade de vida das pessoas. Exceto a categoria Cidadania, que recebe indicação e voto popular, as demais são indicadas por instituições representativas da sociedade e seus finalistas escolhidos por uma banca de jurados.

(Coordenadoria de Comunicação Social - Foto: Sebastião Jacinto Júnior)