Professor toma posse na Academia Brasileira de Ciências

07/05/2015

O professor Adriano Nunes Nesi, do Departamento de Biologia Vegetal da UFV, tomou posse na categoria membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) regional Minas Gerais e Centro Oeste para o período 2015-2019. A cerimônia de diplomação dos novos afiliados foi realizada no dia 28 de abril, no Rio de Janeiro.

A categoria em que o professor Adriano passou a ocupar é voltada para jovens cientistas de até 40 anos, indicados por região do Brasil para integrarem os quadros da Academia por cinco anos. O resultado foi divulgado em dezembro. Da UFV, somente fazem parte da Academia Brasileira de Ciências os professores Elizabeth Pacheco Batista Fontes e Evaldo Ferreira Vilela. Também já representaram a Universidade na ABC os ex-professores Paulo Alvim e José Cândido de Mello Carvalho.

No perfil divulgado pela Academia, Adriano Nesi se disse honrado em receber o título e que está "muito ansioso" com a possibilidade de interagir com profissionais de alto nível e participar de debates sobre a ciência no Brasil. "Vou procurar contribuir e representar a Academia da melhor forma possível", ressaltou.

Adriano Nesi é professor da UFV desde 2010. Formou-se em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina em 1997, fez mestrado em Fruticultura de Clima Temperado pela Universidade Federal de Pelotas, em 2000, e doutorado em Ciências Agrárias - Fisiologia Vegetal pela UFV, em 2004. Parte do doutorado e o pós-doutorado foi realizado no Instituto Max-Planck de Fisiologia Molecular de Plantas em Potsdam-Golm, Alemanha.

No ano passado, foi um dos quatro únicos brasileiros citados no ranking dos cientistas que mais influenciaram o mundo de 2002 a 2013, publicado pela Thomson Reuters. Na fotografia abaixo, Adriano (à esq.) com o presidente da ABC, Jacob Palis (terno cinza), e os novos membros afiliados

(Coordenadoria de Comunicação Social – Fonte: ABC)