Campus Florestal

I Semana de Integração da Engenharia de Alimentos da UFV campus Florestal é realizada com sucesso

04/05/2015

Foto 1

A I Semana de Integração da Engenharia de Alimentos da UFV campus Florestal, organizada pelo Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos (NECTEA), ocorreu entre os dias 22 e 24 de abril, de 18:00 a 22:00, no Salão Nobre do Prédio Principal. Os professores e 83 discentes do curso de Engenharia de Alimentos participaram desse evento, que contou com a seguinte programação:

22/04 - Quarta-feira - estudantes dos 7° e 9° períodos e ex-alunas do curso de Engenharia de Alimentos apresentaram as oportunidades, que a Universidade oferece aos alunos, para adquirir mais conhecimento durante a graduação.

18:00 - Abertura

18:10 - Projeto de Iniciação Científica - Marco Aurélio Faria e Marina Nogueira

18:30 - Projeto de Extensão - Samyra Vasante e Hygor Rezende

18:50 - Projeto de Ensino - Bárbara Ferreira e Camila Urquiza

19:10 - Tutoria e Monitoria - Isadora Martins e Victor Saldanha

19:30 - Estágios Curricular e Extra-curricular - Ana Paula Faria, Karen Fagundes e Klisner Xavier

19:50 - Empresa Jr. - Caique Rabelo e Gabrielle Campolina

20:00 - Coffee Break

20:30 - Intercâmbio: Ciência sem Fronteiras - Layla Alves e Karen Guimarães.

20:50 - Representante Discente do Curso - Leandro da Costa

21:10 - Ex-Alunas - Francielli D’Carlos e Aline Morais

23/04 - Quinta-feira

18:00 - Produtos de Panificação sem Glúten

MSc. Ana Paula Oliveira Machado - UFV Campus Viçosa

19:00 - Empreendedorismo na Universidade

Paula Chieppe Parizzi - NeoSense: Soluções em Análise Sensorial (Centev - UFV)

20:00 - Coffee Break

20:30 - Competências e Desafios no Mercado de Trabalho para o Engenheiro de Alimentos

Engº. Christiano Pedro Guirlanda - Instituto SENAI de Tecnologia de Alimentos

24/04/15 - Sexta-feira

18:00 - Área Comercial e Engenharia de Alimentos

Profª. Janaína Miranda Barbosa - UFSJ campus Sete Lagoas

19:00 - Gestão de Processos para Melhoria Contínua

Engª. Carolina dos Reis Teixeira Soares - AC Proteína

20:00 - Coffee Break

20:30 - Inserção do Engenheiro de Alimentos na Área de Pesquisa & Desenvolvimento

Engº. Edmundo Moreira - Nutricium Indústria & Comércio Ltda.

21:30 - Mesa Redonda

O NECTEA agradece aos estudantes de Engenharia de Alimentos pela grande participação, aos palestrantes pela disponibilidade e pelas excelentes palestras e à UFV campus Florestal pelo apoio ao evento com a impressão de cartazes, folhetos e crachás, e com o transporte e a hospedagem dos palestrantes.

Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos (NECTEA)

Os Núcleos de Estudos são uma ferramenta de ensino e aprendizagem mundialmente difundida nas universidades. Eles são grupos formados por estudantes, organizados pelos estudantes e para os estudantes! Por meio de um Núcleo de Estudo, os estudantes têm a possibilidade de:

• Buscar mais informações, além daquelas abordadas em sala de aula;

• Fazer visitas técnicas e contatos com profissionais que já estão no mercado de trabalho;

• Aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso na comunidade em que se encontram.

Desse modo, o NECTEA teve inicio no 2° semestre de 2014 e possui como principais objetivos:

• Desenvolver atividades na área de ciência, tecnologia e engenharia de alimentos, congregando estudantes e pessoas interessadas nessa(s) área(s) do conhecimento;

• Promover grupos de discussão, cursos, palestras, projetos e ações extensionistas que possam contribuir para a construção do conhecimento;

• Promover a constante capacitação e aperfeiçoamento dos estudantes de Engenharia de Alimentos da UFV campus Florestal.

Para alcançar esses objetivos, o NECTEA é constituído por três partes:

• Grupo de discussão sobre temas atuais, pertinentes ou de interesse na área de alimentos;

• Organização de eventos, cursos e palestras de acordo com a demanda dos estudantes;

• Ações extensionistas voltadas para a comunidade universitária e,ou de Florestal.

O grupo de discussão é realizado semanalmente: materiais de apoio são disponibilizados com uma semana de antecedência e, nas reuniões, o tema escolhido é apresentado por 10 a 15 minutos pelos membros responsáveis e, em seguida, há um debate por 45 a 50 minutos entre todos os membros do NECTEA. Além de abordar temas de interesse, são praticados: o debate, o modo de se expressar em publico e o conflito de pensamentos e de opiniões diferentes. A organização de cursos e palestras proporciona mais conhecimento além daquele abordado nas disciplinas do curso. Há a oportunidade de convidar engenheiros de alimentos, estudantes de pós-graduação e professores de diferentes áreas para ministrar cursos e,ou palestras de acordo com o interesse dos estudantes. As atividades extensionistas são uma forma de aplicar e transmitir os conhecimentos adquiridos durante o curso para a sociedade. Acreditamos que despertar a curiosidade em crianças ou ensinar algo útil para as pessoas também é uma forma de aprender! Enfim, por meio do NECTEA, nós, estudantes, temos a oportunidade de fazer algo para nós mesmos!

Para maiores informações, favor, entrar em contato pelo mail: necteaufv@hotmail.com.