Estudantes de Comunicação Social realizam oficinas para comunidades de bairros viçosenses

30/04/2015

Estudantes do curso de Comunicação Social da UFV, coordenados pela professora Laene Mucci Daniel, ofereceram oficinas de entrevista e de fotografia para crianças e jovens de 9 a 19 anos de idade dos bairros Laranjal, Amoras e Vau-açu no último sábado (25). A ação fez parte do projeto de extensão O Expresso – responsável pelo jornal mural que circula nos ônibus da cidade –, e teve o objetivo de aproximar a comunidade e a Universidade.

As atividades aconteceram no Laranjal, na sede do Instituto Vida, uma associação civil sem fins lucrativos. Os participantes iniciaram as oficinas na parte da manhã e, após uma pausa para o almoço, usaram os conhecimentos adquiridos para irem às ruas entrevistar moradores e fotografar pontos positivos e negativos dos bairros. O material resultante será editado e diagramado para fazer parte das duas próximas edições do jornal mural, dos meses de maio e de junho.

A estudante Lílian Moura participa de O Expresso há um ano e contou que gostou da oportunidade de conhecer novas pessoas e de poder compartilhar um pouco do conhecimento adquirido na UFV. “Acredito que o encontro tenha sido proveitoso e enriquecedor tanto para os alunos do curso de Comunicação Social, como para os jovens da comunidade”.

Vale destacar que, nessas próximas edições do jornal mural, o nome do quadro “Fala Cidadão” passará a ser “Eu Falo Mesmo”, um bordão utilizado pela moradora de 13 anos do bairro Vau-Açu Érica Cristina da Rocha Braz durante as oficinas.

O apoio foi da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), do Instituto Vida e da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima.

(Fonte: projeto de extensão O Expresso)