Alunos do Coluni conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

24/04/2015

Mais uma vez, o Colégio de Aplicação da UFV – CAp-Coluni - se destacou na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). O resultado, divulgado no início de abril, aponta que dos 36 alunos das três séries participantes da última edição, 17 obtiveram medalhas: seis de ouro, cinco de prata e seis de bronze. A participação dos estudantes foi orientada pelos professores Daniel Rodrigues Ventura, José Marcelo Gomes e Edson Luis Nunes, esse último coordenador da área de Física e diretor do Colégio.

Para o professor Edson Nunes, “o desempenho é reflexo da formação de qualidade que o CAp-Coluni oferece aos seus alunos por meio de planejamentos, projeto pedagógico e dos diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão trabalhados pelos professores, que ajudam a despertar o interesse dos estudantes nas diversas áreas de conhecimento”.

Vale destacar que o maior número de medalhas ficou com a primeira série. Foram nove ao todo, cinco delas de ouro. Sem uma explicação definitiva para esse resultado, o professor José Marcelo Gomes, que coordenou os trabalhos das turmas de primeira série, acredita que seja decorrente de diversas ações. Ele destaca, por exemplo, o trabalho que vem adotando há alguns anos de incentivar uma espécie de monitoria voluntária. Por meio dessa iniciativa, que confere certificado aos "monitores", os alunos que se sobressaem na disciplina ajudam a recuperar aqueles com maior dificuldade. Ao compartilharem o conhecimento, José Marcelo considera que os alunos acabam estudando e aprendendo mais. Atualmente, são 42 "monitores" orientados pelo professor.

Alunos premiados
1ª série: Aline Cristina Mafra (ouro), João Pedro Lopes Lauriano (ouro), Natália São José da Fonseca Barbosa (ouro), Rafael Silva Rodrigues Ventura (ouro), Tomás Cardoso de Miranda (ouro), André Luis Barbosa Azar (prata), Pedro Cordeiro Povoa Cupertino (prata), Lucas Magalhães Portilho Carrara (bronze) e Pedro Henrique Marota Teixeira (bronze).

2ª série: Diogo Ferreira Ventura (ouro), Alana Gabriela Azevedo Silva (prata), Ana Carolina Cerqueira Chaves (prata), Daniel Lacerda Heringer (prata), Lucas Kelly Martins Lacerda (bronze) e Marcos Felipe Calais da Silva (bronze).

3ª série: João Vitor Barbosa de Resende (bronze) e Taciana de Souza Bayão (bronze)

Olimpíada
A OBFEP é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio do Ministério da Educação (MEC). Trata-se de um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), destinado exclusivamente a estudantes do ensino  médio e do último ano (9º ano) do ensino fundamental de escolas públicas. A edição 2014 recebeu 164.786 inscritos, 12.020 de Minas Gerais. A premiação ainda não tem data definida para acontecer.

(Adriana Passos)