Pesquisadores da UFV publicam artigo na Global Change Biology

14/04/2015

A revista internacional Global Change Biology publicou, em sua última edição, o artigo Would protecting tropical forest fragments provide carbon and biodiversity co-benefits under redd+?, um dos produtos do projeto Efeito da fragmentação na comunidade arbórea de Mata Atlântica de Tabuleiro no estado do Espírito Santo, coordenado pelo professor Sebastião Venâncio Martins, do Departamento de Engenharia Florestal da UFV. A Global Change Biology é uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo nas áreas de ecologia e biologia, com um dos maiores fatores de impacto (Impact Factor: 8.224).

O estudo, que teve financiamento do CNPq e contou com apoio das empresas Vale e Fibria, foi desenvolvido nas unidades de conservação do norte do Espírito Santo, Reserva Natural Vale e Reserva Biológica Sooretama, e em fragmentos menores no entorno delas. Ele é parte do doutorado em Botânica do biólogo Luiz Fernando Silva Magnago, sob orientação do professor Sebastião Venâncio, que também atua como coordenador do Laboratório de Restauração Florestal da UFV e é um dos autores do estudo.

Parte das análises dos dados coletados nas florestas do norte do Espírito Santo foi realizada durante o estágio de bolsa sanduíche (financiada pela Capes) de Luiz Fernando na James Cook University (JCU), Cairns, QLD (Austrália), sob supervisão do professor William F. Laurance, referência mundial no tema fragmentação florestal. Na JCU, Luiz Fernando também fez parcerias com Ainhoa Magrach (pós-doutoranda na JCU) e David P. Edwards, professor do departamento Animal and Plant Sciences da University of Sheffield (Reino Unido), ambos coautores do artigo.

Entre os pesquisadores brasileiros, além do pós-doutorando Luiz Fernando e do professor Sebastião Venâncio, também são coautores do artigo o professor João Augusto Meira Neto, do Departamento de Biologia Vegetal da UFV, e o biólogo Marcelo Simonelli, do Instituto Federal do Espírito Santo.

Segundo o professor Sebastião Venâncio, estudos como este sobre impactos da fragmentação florestal em escala de paisagem (landscape ecology) contribuem para a definição de estratégias de conservação e de restauração da Mata Atlântica (tamanho mínimo das áreas para restauração, distribuição de corredores ecológicos, áreas prioritárias para conservação etc.).

O artigo pode ser acessado no link: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/gcb.12937/abstract

(Fonte: Sebastião Venâncio Martins)