Campus Viçosa

Simpósio Mineiro de Ciência do Solo debate agricultura conservacionista

14/04/2015

O professor Liovando Marciano da Costa fez palestra na abertura do evento

Começou nesta terça-feira (14) e vai até o dia 16, o III Simpósio Mineiro de Ciência do Solo. O evento reúne cerca de 250 pesquisadores e estudantes de todo o país para debater o tema Agricultura conservacionista – conhecimentos, aplicações, interfaces e desafios.

O evento foi aberto pela reitora Nilda de Fátima Soares, pelo presidente do Simpósio e chefe do Departamento de Solos da UFV, Teógenes Senna de Oliveira (segunda foto à direita), e pelo secretário geral da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e também professor da UFV, Reinaldo Cantarutti (terceira foto). O simpósio é promovido na UFV desde 2010 com o propósito de constituir um fórum com periodicidade regular para a análise e reflexão do conhecimento atual e suas aplicações.

Este ano, o evento também celebra o Dia Nacional da Conservação dos Solos (15 de abril) e o Ano Mundial dos Solos, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar a atenção da sociedade sobre a importância dos solos como parte fundamental do meio ambiente e os perigos que envolvem a degradação deles em todo o mundo. “Infelizmente as pessoas só pensam nos solos quando acontecem as tragédias, como os deslizamentos de terra causados por chuvas e a contaminação provocada por excesso de aditivos químicos ou mineração. Ainda assim as informações são apenas factuais e não consideram o solo como o meio onde acontecem as tragédias sociais ou ambientais”, disse o secretário geral da SBCS, Reinaldo Cantarutti.

Para o presidente do evento, Teógenes Senna, a agricultura enfrenta o desafio de acompanhar as demandas da população mundial por alimentos sem degradar os solos.  “As práticas inadequadas de agricultura são as principais causas da degradação e perda de solos, o que representa risco para manutenção da vida no planeta”, disse.  

As palestras e debates do evento irão abordar técnicas conservacionistas que buscam produzir alimentos, reduzir os impactos ambientais causados pelo uso intensivo do solo, recuperar grande parte dos recursos naturais já degradados e, ainda, preservar os sistemas naturais remanescentes.

A abertura do III Simpósio Mineiro de Ciência do Solo contou ainda com uma palestra do coordenador do Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFV, Liovando Marciano da Costa, sobre a história da conservação do solo na UFV.

Saiba mais sobre a programação do evento no site: http://www.smcs.ufv.br/

(Léa Medeiros)

 

 

.