Campus Rio Paranaiba

Programa de computador desenvolvido no CRP obtém certificado do INPI

14/04/2015

O projeto, que nasceu de uma parceria entre os professores D.Sc. Murilo Naldi e D.Sc. Flávio Fernandes, em 2012, consistiu no desenvolvimento de uma ferramenta capaz de calcular o Nível de Dano Econômico (NDE) de pragas em culturas, por meio de informações de estudos feitos na região do Alto Paranaíba. 

Por meio do NDE, é possível avaliar com precisão a quantidade de controle químico necessária para determinada cultura. Segundo o professor Murilo essa avaliação pode permitir uma redução do uso de agentes químicos, com menos desperdício e impacto ambiental. A ferramenta foi projetada e desenvolvida durante os trabalhos de conclusão de curso dos alunos Gilberto Viana e Jefferson Lopo, ambos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Campus UFV-Rio Paranaíba.

O certificado do registro do programa de computador foi obtido com titularidade da UFV no INPI, em 2015. Esse registro é importante pois irá permitir que a ferramenta possa continuar a ser desenvolvida com proteção intelectual e, futuramente, distribuída abertamente entre produtores da região.

Na foto: Murilo Naldi, Gilberto Viana, Jefferson Lopo, Flávio Fernandes.

.