Segundo ano de atendimentos do Mutirão de Saúde dos Moradores de Alojamentos tem início

13/04/2015

Começou, nesta segunda-feira (13), o primeiro Mutirão de Saúde dos Moradores dos Alojamentos de 2015. Os atendimentos com médico, odontólogo, nutricionista, assistente social e psicólogo acontecem, no Alojamento do Posinho, até esta terça-feira (14), das 12h às 17h. A expectativa é que sejam examinados cerca de 60 estudantes.

De acordo com a médica da Divisão de Saúde (DSA) Carolina de Mendonça Pinto, as atividades do mutirão deste ano seguem a estrutura de 2014, com algumas modificações. Dentre elas, Carolina destaca que a avaliação médica está mais intervencionista e, agora, os estudantes têm que passar primeiramente pelo mutirão para serem recomendadas as realizações dos exames necessários.

Com a experiência do primeiro ano do mutirão, em que foram atendidos 241 estudantes, a médica afirma que foi possível verificar que o número de cáries e placas dentárias encontradas nos moradores examinados foi maior do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda como padrão. Diante desse quadro, os mutirões em 2015 trabalharão de forma mais efetiva com a prevenção e a promoção da saúde bucal e, após a consulta, os estudantes que tiverem necessidade já serão encaminhados para tratamento dentário na DSA.

O dentista da DSA Paulo Sérgio Maffia realiza atendimentos desde o primeiro mutirão e disse que o programa é importante para promover o maior cuidado com a higiene bucal e estimular os estudantes a darem a devida atenção para os dentes. Ele ainda destacou que é necessário um maior comparecimento dos moradores às consultas oferecidas no mutirão. “A iniciativa é muito boa! Os estudantes precisam dar valor e aproveitarem essa oportunidade”, afirmou.

Gustavo Sobrinho, estudante de Jornalismo e morador do Posinho, aproveitou a praticidade oferecida. Ele contou que sempre quis fazer um acompanhamento nutricional, mas devido aos compromissos da graduação, aos horários de atendimento e à localização da DSA acabou adiando a realização dessa vontade. O estudante elogiou a inciativa da UFV por permitir o acesso ao atendimento em diversas áreas da saúde no próprio alojamento.

A previsão é que o próximo mutirão aconteça no final de maio e seja voltado para as moradoras do alojamento feminino. O programa é uma realização da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários, por meio dos profissionais das divisões de Saúde e Psicossocial, com o apoio da Comissão de Moradores dos Alojamentos (CMA), de professores e estudantes do Departamento de Nutrição e Saúde e de estudantes do Departamento de Medicina e Enfermagem.

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto-Maior)