Pesquisadores da Zootecnia e Microbiologia aprovam projeto com universidade do Reino Unido

13/04/2015

A UFV aprovou dois projetos no edital Institutional Links - British Council/Capes – 2014, cofinanciado pelo NewtonFund e lançado pela primeira vez no Brasil. O resultado foi divulgado no dia 6 de abril. A equipe, composta pelos professores do campus Viçosa Edenio Detmann e Marcio Duarte, do Departamento de Zootecnia, e Hilário Mantovani, do Departamento de Microbiologia Agrícola, aprovou o projeto Using systems biology approach to improve feed conversion efficiency, lowering the environmental impact and increase the profitability of beef production. Ele será desenvolvido em parceria com pesquisadores do Institute of Biological, Environmental and Rural Sciences da Aberystwyth University (País de Gales). O projeto conta ainda com a parceria das pesquisadoras Renata Branco e Sarah Bonilha, do Instituto de Zootecnia (IZ) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, local onde serão realizados os experimentos e a coleta de amostras a serem exploradas durante a realização do estudo.

O foco principal do projeto é a eficiência alimentar em bovinos de corte, visando compreender o controle do animal hospedeiro sobre a microbiota ruminal, bem como a regulação molecular da utilização de energia e crescimento do tecido muscular esquelético. Essas informações servirão como base para o desenvolvimento de novas estratégias de alimentação, gestão e criação de bovinos de corte para melhorar a sustentabilidade da produção de carne de sistemas pastoris no Brasil e no País de Gales.

Ainda no mesmo Edital, os professores Hilário Mantovani e Denise Bazzolli (Microbiologia Agrícola) aprovaram o projeto Discovery of novel antimicrobials from the rumen microbiota for animal and human health, que envolve uma equipe multidisciplinar da Aberystwyth University e da UFV.  O trabalho aborda problemas de relevância global para a saúde humana e animal e pode levar ao desenvolvimento de novas tecnologias para tratar infecções bacterianas.

Com vigência até março de 2017, os projetos somam mais de 400 mil libras – cerca de R$ 2,2 milhões -, que possibilitarão intensa colaboração entre os centros de pesquisa, por meio de intercâmbio de pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

(Fontes: Marcio Duarte e Hilário Mantovani)