Índice de Preços ao Consumidor registra aumento da inflação e queda no custo da cesta básica

08/04/2015

A inflação de março em Viçosa foi de 2,01 %, segundo o Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC), calculado pelo Departamento de Economia da UFV. Todos os sete grupos que compõem o IPC-Viçosa - Habitação, Transporte e Comunicação, Alimentação, Vestuário, Saúde e Cuidados Pessoais, Educação e Despesas Pessoais e Artigos de Residência - sofreram elevações de preços, conforme arquivo anexado.

O aumento da tarifa de energia elétrica residencial foi o responsável pelo maior impacto individual no IPC-Viçosa, respondendo por 56,22% do índice calculado para março. Para exemplificar, o consumo médio de 90 kWh de uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários-mínimos, sofreu elevação no custo mensal de R$35,68 para R$43,31. Outro produto responsável por significativo impacto individual no IPC-Viçosa foi a gasolina comum, cujo preço sofreu reajuste de 3,86%.

Diante das elevações de preços, a boa notícia para os viçosenses é que, após seis meses de sucessivas altas, o custo da cesta básica, em março, diminuiu 0,72% em relação a fevereiro. Os produtos que mais contribuíram para a queda foram o tomate, a carne moída de segunda, a banana-prata, o feijão vermelho e o leite pasteurizado tipo C.

Os dados completos do IPC de março de 2015 podem ser conferidos no arquivo anexado ou no site do Departamento de Economia.

IPC
O Departamento de Economia da UFV acompanha, desde 1985, a evolução dos preços dos bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses. A pesquisa tem como público-alvo uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários mínimos. Atualmente, a pesquisa conta com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e da Empresa Júnior de Economia (Ejesc Jr).

(Fonte: IPC)