Reitora participa da posse e reunião com novo ministro da Educação

07/04/2015

A reitora com o ministro Renato Janine (centro) e o secretário Luiz Cláudio Costa

No início desta semana, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares participou de uma agenda repleta de compromissos em Brasília (DF), que incluiu a posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na segunda-feira (6). Ela também esteve na primeira reunião do ministro com os reitores das universidades federais, na manhã dessa terça-feira (7).

Durante o encontro, que contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Educação e ex-reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa, o ministro reiterou o papel das universidades na consolidação dos avanços percebidos na educação nos últimos anos e a importância delas para a formação de professores da educação básica. Segundo a reitora, dentre os vários assuntos abordados, o ministro também chamou a atenção para a participação das universidades no fortalecimento do ensino a distância e a necessidade de fazerem um trabalho conjunto de desenvolvimento sustentável, que inclua, por exemplo, redução do consumo de energia, água e papel.

O ministro anunciou ainda que o reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Pereira Farias, assumirá a Secretaria de Educação Superior (Sesu) e que o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e ex-aluno da UFV, Paulo Gabriel Soledade Nacif, comandará a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).

Humaniza Redes
Ainda nesta terça, a reitora participou do lançamento do site Humaniza Redes, no Palácio do Planalto, com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Segundo o governo, o Humaniza Redes visa garantir mais segurança no ambiente virtual, principalmente para crianças e adolescentes, além de auxiliar o enfrentamento de violações de direitos humanos que ocorrem online. A iniciativa será composta por três eixos de atuação: denúncia, prevenção e segurança.

O novo canal de comunicação integra o Pacto Nacional de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos na internet, cujo objetivo é ajudar a criar um ambiente virtual livre de discriminação e preconceito. Coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a ação é realizada em conjunto com as secretarias de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e de Políticas para as Mulheres e os ministérios da Justiça, da Educação e das Comunicações.

Nas fotos abaixo, um registro da reitora com os secretários Paulo Gabriel  Soledade Nacif e Jesualdo Pereira Farias.

(Coordenadoria de Comunicação Social)