Colégio de Aplicação comemora 50 anos com solenidade e homenagens

27/03/2015

Ex-diretores e ex-professores estiveram entre os homenageados

Um grupo privilegiado de pessoas pôde comemorar de maneira especial o aniversário dos 50 anos do Colégio de Aplicação – Coluni na noite de quinta-feira (26). Privilegiados porque ajudaram a construir e a desenvolver o Colégio público que, hoje, é considerado o melhor do país. Durante a solenidade, que aconteceu no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino do campus Viçosa, eles lembraram momentos e falaram com orgulho sobre fazer parte dessa história.

A solenidade foi marcada por declamações de poesias, escritas pelos estudantes especialmente para a ocasião, e apresentações musicais de alunos, ex-alunos e professores do Coluni. Thiago Duarte Cabral Matias Silva, do 3º ano D, foi o primeiro a contar um pouco sobre os 50 anos do Colégio e resumiu um sentimento que pôde ser notado nos rostos dos convidados: se alguém fosse tentar contar todos os acontecimentos marcantes, levaria mais uns 50 anos.

Apesar do alerta, algumas lembranças não puderam ficar de lado, como a da criação do Coluni, contada pelo diretor Edson Luís Nunes. O Colégio, segundo ele, iniciou suas atividades em 26 de março de 1965, apenas para estudantes do 3ª ano do ensino médio – na época, o ensino era direcionado para preparar jovens para o vestibular da UFV e de outras universidades do país. Sua expansão para os três anos do ensino médio aconteceu em 1982 e, em 2001, ele foi transformado em Colégio de Aplicação.

Atualmente, o Coluni conta com o trabalho de 33 professores, em regime de dedicação exclusiva, e 12 técnicos administrativos, além da monitoria de diversos estudantes das licenciaturas da UFV. A cada ano, o Colégio recebe 150 novos estudantes no primeiro ano e, além das atividades cotidianas, oferece cursos de formação continuada para professores da rede pública estadual e municipal por meio de uma especialização lato sensu a distância, edita a revista científica Ponto de Vista e assessora elaborações de aulas e de materiais didáticos por meio de mais de 260 publicações disponíveis no Portal do Professor.

Entre os diferenciais, o diretor destacou o ensino da aplicabilidade dos conhecimentos e não da simples memorização; a estrutura adequada e moderna – que ganhou um anexo, também nesta quinta-feira (26) –, o contato dos estudantes do ensino médio com a rotina do ensino superior e a possibilidade de utilização de grande parte das estruturas e dos serviços oferecidos pela Universidade.

Complementando a fala do professor Edson, o pró-reitor de Ensino, Frederico José Vieira Passos, afirmou que, apesar do tempo, o Coluni não perdeu uma característica importante: ser uma ponte segura para o acesso à universidade. Ele também desejou que as conquistas recentes não sejam motivos para o Colégio não avançar mais e, ao destacar que as gerações que passam por ele hoje são bem diferentes das que passavam há 50 anos, lançou o desafio de a Universidade, professores e funcionários se manterem abertos às novidades e dispostos às mudanças, para estarem melhores preparados para os próximos 50 anos. “Para isso, o Coluni pode contar comigo”, destacou o professor Frederico, que estudou no Colégio em 1974.

Homenagens
A primeira homenagem da noite foi para os ex-alunos e alunos do Coluni. Representando todos eles, das 49 turmas existentes até hoje, o ex-aluno da primeira turma José Antônio Obeid recebeu uma placa das mãos da aluna da primeira matrícula de 2015, Alanna Fontes Ferreira. José Antônio se disse orgulhoso por representar tantos colegas e ressaltou a importância desses 50 anos de ensino e de formação de cidadãos úteis à sociedade, levando jovens a ocupar posições de destaque na iniciativa pública e privada. Já o representante dos ex-professores e ex-diretores homenageados durante a noite foi o ex-professor Luiz Clairmont de Lima Gomes.

Além da plateia, mais da metade das pessoas que compuseram a mesa da solenidade estudou no Coluni. A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares foi uma delas, tendo estado no Colégio em 1978. Ela reforçou que os desafios não teriam sido superados e o Coluni não teria dado tantas alegrias para a Universidade se não fossem as pessoas que estiveram vinculadas a ele. “A infraestrutura é importante, mas, se você não tem pessoas que façam com que os desafios sejam vencidos, não terá infraestrutura que fará excelência, em especial no ensino”. O Colégio, segundo ela, oferece o ensino e uma formação pessoal exemplar para o país.

Também participaram da solenidade o vice-reitor Demetrius David da Silva; a representante do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Cristina Fontes, que estudou no Coluni; a representante do prefeito, a Secretária Municipal de Educação, Melide Paoli Lopes Moreira, e o vereador Sávio José do Carmo Silva, também ex-aluno do Colégio.

Programação
A programação comemorativa do aniversário do Coluni foi elaborada por uma comissão, formada em outubro de 2014, presidida pela professora Márcia Cristina Fontes Almeida, com a preocupação de tentar trazer as pessoas que foram protagonistas da história do Colégio e fazer um encontro de gerações para reviver a memória. A ideia é que ela seja mais sistematizada daqui para frente. E um canal importante para isso é o site comemorativo dos 50 anos – www.memoriacoluni.ufv.br –, que permanecerá ativo para ser um instrumento de coleta e registro de histórias.

(Coordenadoria de Comunicação Social)