Programa de Pós-graduação em Bioquímica Agrícola comemora centésima tese defendida

27/03/2015

Os professores José Humberto e Luciano Gomes Fietto, coordenador do programa na época da 100ª defesa

O Programa de Pós-graduação em Bioquímica Agrícola comemorou, em março, a sua centésima defesa de tese. No dia 6, a doutoranda Renata Celi Toledo Lopes, sob a orientação do professor José Humberto de Queiroz, defendeu o trabalho Ação da mangiferina e do extrato das folhas de manga Ubá (Mangífera indica L) no estresse oxidativo e na inflamação em animais alimentados com dieta de cafeteria. O fato foi celebrado em uma reunião, no dia 20, na sede da Aspuv, com professores, funcionários e alunos do Programa.

Criada em novembro de 1999, a Pós-graduação em Bioquímica Agrícola recebeu sua primeira turma de estudantes (dois de doutorado e quatro de mestrado) em março de 2000. A primeira defesa de dissertação, em agosto de 2001, (Caracterização molecular de uma nova espécie de geminivírus e análise de infectividade dos genomas virais clonados) foi do mestrando Jéferson Jaques Machado, sob a orientação da professora Elizabeth Pacheco Batista Fontes. No ano seguinte, aconteceu a primeira defesa de tese (Caracterização do processo de desdobramento de b-tripsina), resultado de estudo desenvolvido pela doutoranda Maria Helena Nasser Brumano, sob a orientação da professora Maria Goreti de Almeida Oliveira.

Atualmente, o Programa conta com 28 alunos de mestrado e 57 de doutorado e é coordenado pelo professor José Humberto de Queiroz.

(Fonte: Eduardo Pereira Monteiro)