Espécie nova de cianobactéria é nomeada em homenagem à ex-professora da UFV

20/03/2015

A ex-professora do Departamento de Biologia Vegetal da UFV, Rosane Aguiar, falecida em 2011, foi homenageada com a descrição da espécie-tipo de um novo gênero de cianobactéria. A nova espécie recebeu o nome de Pantanalinema rosaneae. O nome genérico é uma referência ao local de origem desta cianobactéria (Pantanal, Mato Grosso do Sul) e o epíteto específico uma homenagem à professora Rosane.

A descrição do novo gênero foi publicada na edição de janeiro da revista científica International Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology – IJSEM - DOI 10.1099/ijs.0.070110-0 (Volume 65, parte 1). A pesquisa que resultou na descrição deste novo táxon foi conduzida pelos pesquisadores Marcelo Vaz, Diego Genuário, Ana Paula Andreote, Camila Malone, Célia Sant’Anna, Laurent Barbiero e Marli Fiore, vinculados ao laboratório de Ecologia Molecular de Cianobactérias, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo (Cena/USP) e ao Instituto de Botânica de São Paulo.

O primeiro autor do trabalho, Marcelo Vaz, é egresso da UFV, onde cursou graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Microbiologia Agrícola e foi coorientado pela professora Rosane. A coordenadora do trabalho, a docente Marli Fiore, também apresenta uma longa história de parceria com a professora Rosane. As duas realizaram o mestrado conjuntamente e firmaram uma intensa parceria no estudo de cianobactérias, com destaque para a descrição do gênero Brasilonema e, em especial, da espécie Brasilonema octagenarum, quando da comemoração de 80 anos da UFV, em 2006 (DOI: 10.1111/j.1529-8817.2008.00584.x).

Segundo os pesquisadores, a homenagem reforça a grande contribuição da professora Rosane Aguiar aos estudos de taxonomia e fisiologia de cianobactérias, bem como do fitoplâncton em geral. Tais contribuições incluíram estudos relacionados à qualidade da água, comunidades fitoplanctônicas, produção de cianotoxinas e também ao uso de cianobactérias e microalgas como bioindicadores e na produção de biodiesel.

Para os pesquisadores, além dos aspectos científicos, a professora Rosane deve ser lembrada pelo entusiasmo com que conduzia os seus estudos e pela forma como cativava a todos que tiveram oportunidade de trabalhar com ela. Essas características, na visão dos autores do trabalho, contribuíram de maneira significativa para a consolidação da UFV como referência nos estudos de cianobactérias.

Cianobactérias
São organismos procariontes e podem ser filamentosas ou cocóides, ocorrendo isoladamente ou em colônias. Elas são cosmopolitas e apresentam grande tolerância às condições ambientais e climáticas, podendo ser encontradas na maioria dos ecossistemas terrestres e aquáticos, principalmente na água doce, além de ambientes extremos, como fontes termais, neve e deserto. São indivíduos muito antigos e os seus fósseis são datados de períodos muito distantes no Pré-cambriano.

(Fonte: Adriana Sales de Magalhães)