Professor Luiz Alexandre Peternelli assume Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

19/03/2015

O novo pró-reitor Luiz Alexandre recebeu seu termo de posse das mãos da reitora Nilda Soares

A comunidade universitária se reuniu, na tarde de quinta-feira (19), para a posse do novo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, o professor do Departamento de Estatística Luiz Alexandre Peternelli. O evento aconteceu no Salão Nobre do Edifício Arthur Bernardes, onde também assinaram os termos de posse os novos assessores da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG), os professores Ney Sussumu Sakiyama, Luciano Gomes Fietto e Rubens Leonardo Panegassi (da esq. para a dir. nas fotos abaixo, respectivamente).

O novo pró-reitor assumiu a função no lugar do professor Eduardo Seiti Gomide Mizubuti, que aproveitou o momento para agradecer às pessoas que estiveram vinculadas à PPG durante a sua administração. Em especial, ele agradeceu à equipe de funcionários, comparando-a com o funcionamento de uma orquestra. “A força de um tambor com a delicadeza de um violino... A explosão de um prato com a sobriedade de um violoncelo”; instrumentos que, segundo ele, quando harmonizados, produzem obras muito bonitas. “E essa orquestra é fantástica! São profissionais competentes, talentosos e com um instinto institucional elevado”, disse.

Entre as contribuições que a sua administração trouxe para a UFV, o professor Eduardo considerou, principalmente, aquelas relacionadas à internacionalização. A Universidade, como ele contou, “saiu de um processo praticamente incipiente para mais de uma dezena de acordos de cotutela com dupla diplomação assinados com instituições e universidades de oito países diferentes”, sendo eles: Austrália, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália e Suécia.

O professor Luiz Alexandre, com grande experiência de viagens e conhecimento sobre universidades do mundo, afirmou que a UFV é uma instituição de excelência e que precisa continuar gerindo bem seus recursos e os treinamentos dos seus professores. E ressaltou: “estamos no caminho certo”.

Quanto aos seus planos, o novo pró-reitor destacou a importância de manter um bom relacionamento com a Fundação Arthur Bernardes, que administra grande parte dos recursos obtidos pela UFV; buscar mais parceiros para a pesquisa, tanto públicos como privados; fomentar a interação entre os três campi da Universidade; incentivar e acolher a pesquisa, mesmo que ela não esteja atrelada a programas de pós-graduação; fortalecer e apoiar os programas de pós-graduação, de acordo com suas necessidades; aumentar a visibilidade da UFV no país e no exterior e facilitar o treinamento de professores com a qualidade apropriada.

Ao finalizar sua participação na cerimônia de posse, o professor Luiz Alexandre se referiu à fala do professor Eduardo, dizendo que seu pai era “mestre de banda” e que isso irá ajudá-lo de alguma maneira.

Boas-vindas da reitora
A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, ao agradecer o professor Eduardo e às pessoas que estiveram vinculadas à sua administração, lembrou algumas conquistas da instituição nos últimos anos. Dentre elas, a criação do programa Fortis e o fortalecimento dos programas de pós-graduação com conceitos 3 e 4 nas avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A reitora também agradeceu ao professor Luiz Alexandre e aos novos assessores da PPG, afirmando que eles saberão reconhecer e lidar com os desafios, como os dos departamentos que ainda não têm programa de pós-graduação e as avaliações dos programas já existentes. “A Pró-reitoria tem um trabalho imenso, mas vocês, com dedicação e conhecimento, a alavancarão ainda mais”.

A professora Nilda também lembrou que 2015 será um ano difícil financeiramente. A Universidade, de acordo com ela, iniciou seu semestre letivo normalmente e está trabalhando para não ter prejuízos nas atividades acadêmicas. Para isso, conta com a compreensão e a contribuição de todos.

Sobre o pró-reitor
Desde 1991, Peternelli é professor da UFV, onde também se graduou em Engenharia Agronômica (1988) e obteve o título de mestre em Genética e Melhoramento (1992). Durante o doutorado (1999) em Statistics and Plant Breeding, realizado na Iowa State University (Estados Unidos), recebeu prêmio pelo alto coeficiente de rendimento acadêmico. Realizou pós-doutoramento na Michigan State University e na University of Wisconsin, ambas nos Estados Unidos.

Na pesquisa, Peternelli desenvolve e orienta projetos de graduação e pós-graduação em Estatística Aplicada e Biometria e em Genética e Melhoramento, principalmente da cana-de-açúcar.

(Coordenadoria de Comunicação Social)