UFV coordena rede de universidades na área de gestão de cooperativas

04/03/2015

Equipe de professores da Rede Mais Gestão de Universidades

A UFV sediou o I Seminário da Rede de Universidades na Avaliação do Programa Mais Gestão desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento aconteceu de 24 a 27 de fevereiro, no Departamento de Economia Rural, e reuniu 40 professores de todo o Brasil para discutir a metodologia da Rede Mais Gestão de Universidades e definir os temas prioritários a serem tratados em relação à gestão das organizações econômicas da agricultura familiar.

O seminário foi o primeiro evento da Rede Mais Gestão de Universidades, coordenada pela UFV com recursos do MDA. A rede conta com cinco núcleos regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Ao todo, são 11 instituições federais de ensino superior envolvidas, e a UFV, além de coordenar a rede, integra o núcleo da região Sudeste em parceria com Universidade de São Paulo, unidade de Ribeirão Preto (USP/RP). O objetivo é desenvolver estudos e pesquisas na área de gestão de cooperativas e demais organizações econômicas da agricultura familiar.

O projeto vai durar dois anos e pretende aperfeiçoar as políticas públicas para as organizações econômicas da agricultura familiar, fornecendo subsídios para que o MDA possa aperfeiçoar o Programa Mais Gestão. “Vamos fornecer elementos para que o Ministério do Desenvolvimento Agrário possa avaliar e lançar um programa mais aprimorado, identificando os problemas de implementação, os gargalos das cooperativas e os problemas que elas enfrentam”, esclarece Marcelo Braga, professor do Departamento de Economia Rural da UFV e coordenador da rede.

Ainda de acordo com o professor, o grande desafio atualmente da agricultura familiar é garantir sua inserção no mercado de trabalho, e as formas associativas e cooperativas dos agricultores são fundamentais para que eles estejam no mercado de forma sustentável. Uma das metas do projeto é a instituição do Programa Jovem Cooperativista, do qual participarão aproximadamente 30 alunos de escolas agrícolas e da graduação do curso em Gestão de Cooperativismo. A ideia é que estudantes da região Sul, Sudeste e Nordeste atuem diretamente com as cooperativas atendidas pelo Mais Gestão e recebam orientação dos pesquisadores e professores da rede.

A partir do seminário realizado na UFV, as ações serão implementadas durante o primeiro semestre de 2015 e apresentadas no próximo encontro dos professores da rede, que acontecerá em Recife, na segunda quinzena de outubro.

(Coordenadoria de Comunicação Social)