Inovações na graduação estão entre as propostas do novo pró-reitor de Ensino

03/03/2015

A posse do novo pró-reitor de Ensino, professor Frederico José Vieira Passos (Departamento de Tecnologia de Alimentos), aconteceu, nesta segunda-feira (2), com ampla presença da comunidade universitária no Salão Nobre do campus Viçosa. Ele assumiu a função até então exercida pelo professor Vicente de Paula Lelis que, em seu discurso emocionado de “despedida", agradeceu a cada um dos setores direta e indiretamente relacionados à Pró-reitoria de Ensino (PRE). Sem citar nomes “para não ser deselegante e cometer injustiça”, ele também agradeceu a todas as pessoas que colaboraram com a sua gestão, e lembrou índices e programas, como o de Tutoria, que colocam a UFV em destaque. O professor desejou ao novo pró-reitor e sua equipe muito sucesso, ressaltando que “a UFV caminha e as renovações são importantes”.

Mesmo reconhecendo o tamanho do desafio que é estar à frente da PRE, o professor Frederico afirmou que “assume sem medo”, lembrando sua paixão e envolvimento com o tema ensino e aprendizagem desde o doutorado, nos Estados Unidos, ampliados em seu pós-doutorado: “depois disso, nunca mais deixei de estudar, debater e ouvir sobre o ensino”. Vale destacar que, desde 2006, o professor atuava como coordenador da Cead (Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da UFV).

Trechos da cerimônia
Em seu discurso, o novo pró-reitor apresentou dados sobre a educação do século XXI que suscitam questões em torno das quais pretende nortear o seu trabalho e o de sua equipe nos próximos quatro anos. A proposta é fomentar continuamente debates que tragam respostas às diversas indagações colocadas atualmente para as universidades, dentre elas o conteúdo que se quer apresentar em sala de aula, como o tempo deve ser usado nesse espaço e quais as metodologias pedagógicas utilizadas.

Na avaliação do pró-reitor, não há um modelo pronto de administração acadêmica para ser seguido: “qualquer ação será fruto de debates com todos os gestores e conselhos que compõem a estrutura de acompanhamento acadêmico da Universidade, tendo como meta os estudantes”. Contudo, destacou que “existem muitos exemplos inovadores de sucesso nas mais diferentes universidades do Brasil e de outros países que temos a obrigação de conhecer, se desejamos um debate com resultados. Na nossa Universidade, existem grandes experiências que muitos de nós desconhecemos”.

Para facilitar as ações de sua gestão, a PRE, segundo ele, se concentrará em quatro focos centrais: acompanhamento dos cursos de graduação e projetos pedagógicos, procurando dar apoio integral aos coordenadores; formação de professores, reunindo as licenciaturas, professores da UFV e o compromisso de trabalhar com o ensino básico e público das cidades que circundam os campi; o primeiro ano de graduação, seus professores e estudantes, por merecerem atenção especial, e os projetos interdisciplinares, para oferecer aos estudantes a oportunidade de solucionar problemas reais.

Expectativas
A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares lembrou que a grande missão da UFV está centrada no ensino. Por essa razão, considera que a PRE tem que nortear as inovações e a demanda da nova juventude que está chegando à instituição. Dentre as várias ações previstas para a Pró-reitoria, está a implementação do projeto Primeiro Ano, que, em 2014, mereceu uma semana de debates na UFV, coordenados pelo professor Frederico.

Juntamente com este projeto, a reitora considera que é preciso aumentar o número de atividades de esporte, lazer e cultura, e fazer com que o ensino possa ser realizado mais em grupo; que o estudante tenha atividades fora da sala da aula e se envolva mais na sociedade. “Essa é a grande expectativa que temos para as ações dentro da Pró-reitoria de Ensino”, afirmou. Em sua avaliação, o professor Frederico se preparou durante a sua vida profissional para atender a essas demandas: “é uma pessoa apaixonada pela UFV e tem um grande dinamismo para implantar esse projeto na nossa instituição”.

Durante a posse, a reitora agradeceu ao professor Vicente de Paula Lelis e à sua equipe pelo trabalho realizado, reconhecendo os avanços que o ensino da Universidade teve durante sua gestão.

Novos assessores
Também tomaram posse, nesta segunda-feira, os assessores especiais da Pró-reitoria, Alexandre Martins Reis, Vinícius Catão de Assis Souza, Wânia Maria Guimarães Lacerda e Benício José Almeida Ramalho, e o diretor do Registro Escolar, Edson Martinho Ramos.

Além da reitora e do ex e atual pró-reitores de Ensino, participaram da mesa da cerimônia o vice-reitor Demetrius David da Silva e o secretário de Órgãos Colegiados, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima.

Nas fotos, alguns registros da tarde. Para melhor visualização das fotos, clique no centro delas.

(Adriana Passos – Fotos: Daniel Sotto Maior)