Confirmação de matrículas movimenta UFV

02/03/2015

Movimentação foi grande e tranquila durante toda a manhã

A confirmação das matrículas dos novos estudantes da UFV aconteceu no último domingo (1), em Viçosa e Rio Paranaíba (MG), e na segunda-feira (2), em Florestal (MG). Parte deles chegou acompanhada pelos pais, que também receberam informações importantes sobre a estadia dos filhos na instituição e nas cidades. Em Viçosa, os calouros foram atendidos no Pavilhão de Aulas II (PVB), de acordo com os cursos escolhidos. O espaço estava bem organizado e sinalizado com banners, para que ninguém tivesse dúvida durante o processo.

Depois de vir de Itaperuna (RJ) e confirmar sua matrícula no curso de Engenharia Química, Renato Alves Bastos disse que o primeiro desafio dessa nova fase vai ser morar sozinho e longe dos pais. Ele espera se acostumar logo e, para isso, vai contar com a ajuda dos amigos que estão na cidade há mais tempo. Apesar da saudade que sentirá, sua mãe, Rosângela de Araújo Alves Bastos, afirmou estar feliz em ver o filho realizar um sonho. De acordo com ela, desde o nono ano do ensino fundamental, Renato sempre demonstrou interesse em estudar na UFV: “é uma das melhores universidades públicas do país”.

Quem também acompanhou a filha na confirmação da matrícula foi Maria de Fátima Soares Alves, de Vitória (ES). É a segunda vez que ela vê uma filha sair de casa para estudar em outra cidade... “E o coração está na mão!”, suspirou. Fernanda Alves de Sousa cursará Medicina Veterinária e escolheu a UFV por ser uma referência na área. Ela espera que a Universidade contribua muito para a sua formação e que consiga aproveitar ao máximo todas as oportunidades que tiver durante os anos de estudos. Se depender da mãe, a saudade da família não será um problema: “todo final de semana que der, vou passar por aqui para dar uma olhadinha nela”, Maria de Fátima ressaltou.

Apoio dos veteranos
Além de confirmarem suas matrículas, os calouros conheceram um pouco sobre algumas iniciativas e espaços da UFV. O Laticínio Funarbe e o Supermercado Escola, por exemplo, montaram um estande no interior do PVB e distribuíram lanches e amostras dos seus famosos doce de leite e iogurtes durante toda a manhã. No gramado que rodeia o Pavilhão, as entidades estudantis – como centros acadêmicos e associações atléticas – forneceram informações e convidaram os novos estudantes para participar das suas atividades.

Caio Augusto de Souza Vasconcelos, do terceiro período do curso de Administração, integrou a equipe que apresentou o Programa de Educação Tutorial (PET) da área. Ele, que veio de Belém (PA) e acabou de viver seu primeiro ano na Universidade, deixou um recado para os calouros: “vocês vão passar por momentos difíceis, mas não desistam; estudem e aproveitem muito”.

Visita da reitora
A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares acompanhou parte da movimentação e disse que a Universidade está preparada para iniciar o primeiro período letivo de 2015 – com infraestrutura, novas edificações, professores capacitados, entre outros. Para os novos estudantes, ela destacou: “se dediquem aos estudos e aproveitem todas as oportunidades que a Universidade oferece, como pesquisa, extensão, esporte, lazer, cultura... Enfim, são muitas atividades”.

A professora Nilda ainda lembrou que todos os setores da instituição estão bem preparados para ajudar e responder qualquer dúvida e pediu aos veteranos que respeitem os novos estudantes e os recebam muito bem.

Vale lembrar que, durante março, a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários apoiará ações contra o trote, que é proibido dentro e fora dos três campi da UFV, conforme resolução do Conselho Universitário. Além disso, dentro da programação da campanha Março de Boa!, promovida pela Divisão Psicossocial, haverá uma série de eventos, cujos dias e horários podem ser conferidos no blog divisaopsicossocial.blogspot.com.br.

(Coordenadoria de Comunicação Social)