Campus Florestal

Estudante de Licenciatura em Educação Física publica artigo em periódico de elevado fator de impacto

10/02/2015

A estudante de Licenciatura em Educação Física, Elenice de Sousa Pereira, publicou artigo resultante de seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no volume 25, n.3 (terceiro trimestre de 2014) da Revista da Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, periódico indexado classificado no webqualis como B1. Intitulado Aptidão física relacionada à saúde em escolares de município de pequeno porte do interior do Brasil, o artigo tem como co-autores os professores Osvaldo Costa Moreira (UFV-Florestal e orientador da estudante), Cláudia Eliza Patrocínio de Oliveira (Departamento de Educação Física da UFV-Viçosa), Mauro Lúcio Mazini Filho (Faculdades Integradas de Cataguases), bem como Igor Surian de Sousa Brito (mestre em Ciência da Nutrição pela UFV) e Dihogo Gama de Matos (mestre em Educação Física e Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal).

O professor Osvaldo relata que o trabalho aborda a Aptidão Física Relacionada à Saúde de Alunos (AFRS) de Florestal/MG. Para ele, o estudo mostra a importância de manter e/ou desenvolver a aptidão física em crianças e adolescentes, afinal, o processo de envelhecimento, por si só, acarreta perdas fisiológicas que implicam em diminuição da aptidão física e aumento do risco de desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas.

Além disso, de acordo com o professor, a maioria dos estudos relacionados à temática tem sido realizada em cidades de grande e médio porte, gerando uma lacuna de dados sobre AFRS de cidades de pequeno porte na literatura. Dessa forma, a publicação, ao determinar o comportamento de variáveis clínicas, antropométricas e motoras como indicadores de AFRS, contribuiu com a conclusão da necessidade de intervir por meio de programas de promoção da saúde voltados à mudança de estilo de vida dos escolares. Ou seja, é preciso enfatizar o desenvolvimento dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, bem como a reeducação alimentar, visando prevenir o surgimento e o incremento de disfunções devidas ao sedentarismo.

Vale ressaltar que a Revista da Educação Física é uma publicação trimestral do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá-UEM, cujo objetivo é disseminar pesquisas originais e inéditas em temáticas relevantes para o debate teórico-prático, visando contribuir para o desenvolvimento acadêmico da Educação Física. Atualmente, este periódico é indexado pela Scopus, Scielo e Cross Ref. O periódico possui elevado destaque nas Ciências do Esporte, com abrangência internacional e veiculação de artigos de grupos de pesquisa da América Latina e Europa.

Para fazer download do artigo, acesse o arquivo abaixo.

Por ACS UFV-Florestal (Fonte: professor Osvaldo Costa Moreira – Licenciatura em Educação Física)