Secretário de Agricultura de Minas visita UFV para discutir futuras parcerias

02/02/2015

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares recebeu, na tarde de sexta-feira (30), a visita do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Cruz Reis Filho. Na pauta da conversa, o fortalecimento e a ampliação da parceria entre a Secretaria e a UFV para atender às demandas da população rural.

O secretário falou sobre a necessidade de estender à área rural, “onde está concentrado o maior índice de pobreza”, o ganho social percebido na população da zona urbana nos últimos anos. Segundo ele, só há um caminho para promover as transformações necessárias no meio: a tecnologia. Nesse sentido, considera fundamental a contribuição do conhecimento produzido na UFV para melhorar a qualidade de vida do campo.

João Cruz lembrou a parceria antiga da UFV com a Secretaria, que, inclusive, mantém no campus Viçosa unidades de três vinculadas: a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O secretário comentou sobre o desejo, compartilhado pela reitora Nilda Soares, de trazer o gabinete da Seapa para dentro da Semana do Fazendeiro. A intenção é despachar junto com os produtores rurais que vierem ao evento, seguindo a orientação do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, de “ouvir para governar”. Essa participação no maior evento de extensão rural da UFV seria, em sua opinião, “um jeito de entender melhor a demanda do produtor rural, de sentar com ele para ouvir”.

Durante a visita, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Clóvis Andrade Neves, apresentou as atividades que são realizadas na Semana do Fazendeiro e mostrou a grande parceria com a Emater e Epamig na realização do evento.

O secretário, que é ex-aluno de graduação, mestrado e doutorado da UFV, acredita que a Universidade tem um grande estoque de conhecimento acumulado. Sua expectativa é organizar melhor a transferência desse conhecimento para o produtor rural: “espero colocar os órgãos junto com a UFV tanto na geração do conhecimento, via Epamig, quanto na transferência, via Emater”.

A reitora, que visitou o secretário no início de janeiro, em Belo Horizonte, considera que ele tem “uma visão muito profunda e correta sobre a necessidade de mudanças na agricultura do estado”. Ela endossou o desejo de João Cruz de consolidar e ampliar a parceria com a UFV. “O secretário veio nos dizer quais demandas tem para que a Universidade possa colaborar com o seu trabalho. Estamos de portas abertas para ajudar”, disse a reitora.

Esteve presente, acompanhando o secretário, a ex-vereadora de Viçosa Cristina Fontes.

No início da noite, o secretário representou o governador Fernando Pimentel na Sessão Solene de Colação de Grau dos formandos dos centros de ciências Agrárias e Exatas e Tecnológicas.

(Adriana Passos)