Primeira turma de Licenciatura em História a Distância cola grau na UFV

23/01/2015

Curso foi uma experiência enriquecedora para o professor Jonas.

Entre os formandos dos centros de ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e de Humanas, Letras e Artes (CCH) que colaram grau nesta sexta-feira (23), estavam 32 estudantes do curso de Licenciatura em História na Modalidade a Distância. Eles vieram de Bicas, Ipanema, Jaboticatubas, Lagoa Santa, de cidades próximas a esses polos e da zona rural de Minas Gerais.

Os estudantes iniciaram o curso em 2011 e cumpriram as atividades durante quatro anos, assim como acontece no curso presencial. De acordo com o coordenador, o professor do Departamento de História Jonas Marçal de Queiroz (foto), a estrutura curricular também foi semelhante entre os cursos: “nossa preocupação foi oferecer a mesma formação do curso presencial. Isso significa que eles tiveram acesso às mesmas teorias, metodologias e conteúdos. A única diferença é que isso ocorreu com o uso de tecnologias”.

O professor Jonas considerou a experiência como um grande desafio, mas extremamente enriquecedora por colocá-lo em contato com metodologias e possibilidades de utilização de tecnologia no ensino em História e em convivência com outros professores, tutores, pessoal técnico e estudantes. Ele destacou a atuação da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFV, sem a qual “teria sido impossível oferecer o curso”, e das prefeituras e secretarias de educação das quatro cidades que serviram de polo.

Quanto aos estudantes, o coordenador contou que muitos não teriam outra oportunidade de realizar um curso superior, por terem concluído o ensino médio há tempo, trabalharem e possuírem famílias constituídas. “A realização de um curso como este desempenha um importante papel social e cultural. Vários estudantes disseram, ao longo do curso, que, graças a ele, haviam obtido designação para lecionar em escolas e que suas aulas eram melhores, pois conseguiam aplicar ensinamentos que haviam adquirido no curso. Isso é, sem dúvida, um motivo de grande orgulho para nós, pois demonstra que a Universidade está cumprindo seu papel social”.

Expectativa para a Colação de Grau
Mesmo já tendo participado várias vezes da Colação, como coordenador do curso presencial ou professor homenageado, Jonas estava ansioso para o momento. “Considerando o desafio que foi para estes alunos chegarem até aqui, não tenho dúvidas de que será uma experiência emocionante”, ressaltou.

Apesar da alegria e da sensação de dever cumprido, o professor comentou que sentiu falta dos estudantes Silvana de Jesus Lima e Wanderson Luiz Rodrigues de Castro, vítimas de acidentes automobilísticos enquanto se deslocavam de suas casas para os respectivos polos. “O que ocorreu com estes dois estudantes nos dá a dimensão dos esforços que todos realizaram para que chegássemos a este momento”.

Abertura de novas turmas
No momento, a Universidade não tem expectativa de abrir uma nova turma do curso a distância de licenciatura em História. O professor Jonas informou que o Departamento de História, agora, está concentrando seus esforços na construção e consolidação do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania. “No futuro, quem sabe, contando com uma estrutura melhor, sobretudo em termos de quantidade de pessoal docente, o Departamento poderá abrir novas turmas”.

(Coordenadoria de Comunicação Social)