Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa registra inflação em dezembro

12/01/2015

O Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC), calculado pelo Departamento de Economia da UFV, registrou inflação de 1,04% em dezembro – 2,89 vezes superior à registrada em novembro (0,36%). Com isso, o acumulado em 2014 ficou em 8,86% – superior ao teto da meta (6,5%) estipulada pelo Banco Central para a economia brasileira – e foi o menor valor da inflação calculado no município desde 2010.

Dos sete grupos que o compõem o Índice, seis apresentaram inflação em dezembro: Artigos de Residência (4,38%), Educação e Despesas Pessoais (1,61%), Habitação (1,06%), Saúde e Cuidados Pessoais (1,03%), Alimentação (0,85%) e Transporte e Comunicação (0,48%). O aumento no grupo Artigos de Residência pode estar relacionado com as festas de fim de ano, que impulsionaram demandas de produtos e possibilidades de aumentos de preços pelos vendedores. Já a renovação de estoques para o início de um novo período letivo, em 2015, impulsionou o reajuste positivo dos itens de material escolar e o aumento no grupo Educação e Despesas Pessoais. O grupo Vestuário foi o único que apresentou deflação (-0,18%).

O custo da cesta básica apresentou inflação de 0,78%, inferior à de novembro (2,39%). O produto que mais influenciou o aumento foi a batata-inglesa, que teve seu preço modificado por causa de redução da oferta e do atraso do cultivo causado pela estiagem prolongada nos últimos meses.

Em dezembro, o trabalhador viçosense que ganhou um salário mínimo de R$724,00 gastou 36,42% de sua renda para adquirir os produtos da cesta básica. Em novembro, ele gastou 36,14%. Em horas trabalhadas, em dezembro, foram necessárias 80,12 horas para adquirir os produtos da cesta básica e, em novembro, foram necessárias 79,50 horas.

Todos os dados do IPC de dezembro podem ser conferidos no arquivo anexado ou no site do Departamento de Economia.

O Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa
O Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa acompanha, desde 1985, a evolução dos preços dos bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses. A pesquisa tem como público-alvo uma família de quatro pessoas, com renda entre 1 e 6 salários mínimos.

Além do levantamento da inflação, mensalmente, é calculado o custo da cesta básica de alimentação para um trabalhador adulto, definida pelo Decreto-lei número 399 de 30 de abril de 1938. O objetivo é avaliar o poder de compra do salário mínimo e identificar o número de horas de trabalho necessárias para a aquisição desta cesta.

Atualmente, a pesquisa conta com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e da Empresa Júnior de Economia (Ejesc Jr).

(Fonte: IPC)