UFV obtém conceito máximo no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação

19/12/2014

A UFV obteve o conceito máximo (5) no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2013, divulgado nesta quinta-feira (18), pelo Ministério da Educação (MEC). No total, mais de duas mil universidades, faculdades e centros universitários foram avaliados e apenas 25 instituições obtiveram conceito máximo. Além da UFV, conquistaram a nota máxima em Minas Gerais as universidades federais de Lavras (UFLA) e de Minas Gerais (UFMG).

Entre os cursos avaliados (ver tabela abaixo), vale destacar que o de Agronomia passou do conceito 4 para 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Outros cursos, como Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia, mantiveram o conceito 5. Para o pró-reitor de Ensino, Vicente de Paula Lelis, o conceito máximo obtido mais uma vez pela UFV demonstra a excelência dos cursos da Universidade, tendo em vista que nenhum dos avaliados obteve conceito menor que 4, mesmo os mais recentes como Agronomia e Nutrição do campus de Rio Paranaíba. Ele ressalta, ainda, o curso de Enfermagem, que, em sua primeira avaliação, obteve também o conceito 5 no Enade.

Índice Geral de Cursos
O IGC é um indicador de qualidade das instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente, considerando a média dos últimos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs), a média dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino.

Entre os objetivos do IGC está informar a sociedade sobre as condições das instituições do país. Aquelas com notas insuficientes são impedidas de realizar algumas ações, como abertura de novos cursos, até resolverem os problemas indicados.

Mais informações estão no portal do Inep.

(Coordenadoria de Comunicação Social)