Empresa residente assina contrato para uso e ocupação de parte do tecnoPARQ

16/12/2014

A Patsos Indústria e Comércio de Produtos Biotecnológicos Ltda. foi a primeira empresa residente a assinar um contrato para uso e ocupação de parte da Quadra D do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e usufruir do modelo de Cessão Real de Uso. A assinatura do contrato foi realizada na tarde da última sexta-feira (12).

A Patos atua no setor de biotecnologia e suas atividades são direcionadas para a área de medicina veterinária e inovação no campo. A empresa desenvolve vacinas e kits de diagnósticos inovadores. Por meio de técnicas de DNA recombinante, por exemplo, ela desenvolve o princípio ativo para uma vacina de combate a carrapatos da espécie Rhipicephalus (Boophilus) microplus, que atacam a bovinocultura de corte e de leite.

Para o presidente do Conselho de Administração do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) e vice-reitor da UFV, Demetrius David da Silva, a assinatura do contrato representa a entrada do tecnoPARQ em uma nova fase de desenvolvimento e prospecção de empresas. Segundo ele, o modelo de Cessão Real de Uso, aprovado pelo Conselho Universitário (Consu), possui regras simples e proporciona uma transparência desejada pelas empresas. “Oferecemos um dos melhores sistemas de gestão para uso e ocupação de áreas em parques tecnológicos às empresas tecnologicamente inovadoras. As empresas residentes do tecnoPARQ também podem contar com outros benefícios, como a Lei Municipal de Inovação de Viçosa, e o fácil acesso aos laboratórios e aos pesquisadores da UFV. A nossa grande ancora é, sem dúvida, a UFV”.

A assinatura desse primeiro contrato, de acordo com diretora executiva do CenTev, Adriana Ferreira de Faria, é muito importante, já que a Patsos também passou pelos programas de Pré-incubação e Incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CenTev. “É muito gratificante ver um sonho de uma empresa se tornar realidade. E mais gratificante ainda é ter colaborado para isto”.

O diretor técnico da Patsos, Joaquín Hernán Patarroyo, comentou que o CenTev vem trabalhando com muita eficiência para que empresa e Universidade falem a mesma língua. “A UFV nos possibilita fácil acesso a conhecimento, pesquisas e tecnologias com alto potencial mercadológico. Espero que o município de Viçosa continue com a politica de incentivo para pesquisas, para quem se destina a áreas tecnológicas”.

Na primeira fotografia, da esq. para a dir., os participantes da cerimônia de assinatura do contrato: o administrador da Patsos, Paulo Adriano de Freitas Borges; o diretor técnico da Patsos, Joaquín Hernán Patarroyo; a diretora executiva do CenTev, Adriana Ferreira de Faria; o presidente do Conselho de Administração do CenTev e vice-reitor, Demetrius David da Silva; a representante da Prefeitura Municipal de Viçosa, Ivone Maria Pires de Barros; o coordenador do tecnoPARQ, Rodrigo Garcia Vilela, e o presidente da Fundação Arthur Bernardes, Luiz Eduardo Dias.

(Fonte: CenTev)