UFV recebe ex-alunos para 79ª Reunião

15/12/2014

A Universidade sempre demonstrou orgulho e gratidão a todos que passaram e contribuíram com o seu desenvolvimento. E foi nos abraços, sorrisos e depoimentos trocados durante a Sessão Solene da 79ª Reunião dos Ex-alunos da UFV que ficou claro que esses sentimentos são recíprocos. O evento – de entrega da Medalha Permanente da Ordem do Mérito do Ex-aluno e dos Diplomas Comemorativos dos Jubileus de Ferro (65), Diamante (60), Esmeralda (55), Ouro (50) e Prata (25 anos de formatura) – aconteceu no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino do campus Viçosa da UFV na noite do último sábado (13).

Neste ano, a Medalha foi entregue ao diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e ex-reitor da Universidade, Evaldo Ferreira Vilela, que se formou em Agronomia pela instituição em 1971. A Medalha Permanente da Ordem do Mérito do Ex-aluno é concedida anualmente, desde 1976, para aqueles que tenham contribuído para o prestígio das Ciências, das Letras ou das Artes; se destacado em sua atividade profissional; prestado serviços à Universidade, aos estados da Federação e à pátria; contribuído para o desenvolvimento científico, tecnológico ou cultural do país e participado da divulgação do conhecimento científico ou tecnológico da educação ou da cultura nacional.

O professor Evaldo foi saudado pela professora do Departamento de Biologia Vegetal Aristéa Alves Azevedo e agradeceu a homenagem, que considerou “umas das maiores recebidas na vida”. Ele afirmou que, mesmo que seu trabalho nunca tenha sido realizado com o objetivo de receber reconhecimento, a sensação ao ser agraciado é a de ter cumprido sua missão. O professor Evaldo também comentou que escutou muitos ex-alunos dizerem “sou o que sou porque a Universidade me deu esta oportunidade” e ressaltou que a UFV sempre trabalhou muito bem com a juventude e não pode perder essa característica.

Após a entrega da Medalha, a sessão solene foi preenchida pelas lembranças daqueles que receberam os diplomas comemorativos. O técnico agrícola Geraldo Aragão representou a turma dos 65 anos. Ele é um dos cinco, dos 30 estudantes da época, que ainda comemoram a data. “Não é só de cinco em cinco anos... Todo ano eu comemoro o dia da formatura com os colegas. A única coisa que tenho que fazer é agradecer a oportunidade de ter estado na UFV, que me deu condições de chegar onde estou e educar e gerir minha família com dignidade”.

Além dele, Jorge Raymundo Castro Vieira representou a turma que completou 60 anos de formatura; Francisco Fernandes de Araújo representou a turma dos 55 anos; Ruy de Araújo Caldas representou a turma dos 50 anos e Simone Caldas Tavares, a turma dos 25 anos.

Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares – também presidente do Conselho da Medalha Permanente da Ordem do Mérito do Ex-aluno –, os depoimentos da noite indicaram que a Universidade cumpriu e continua cumprindo seu papel de formar a juventude e proporcionar que ela contribua com a sociedade. Ela destacou que todos os ex-alunos fazem parte da grande história da instituição, construída durante 88 anos, e desejou: “retornem sempre a esta casa”.

Também participaram da Sessão Solene o vice-reitor e integrante do Conselho da Medalha Permanente da Ordem do Mérito do Ex-aluno, Demetrius David da Silva; o secretário de Órgãos Colegiados e secretário executivo do Conselho, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima, e o presidente da Associação dos Ex-alunos, Antônio Carlos Ribeiro. A ex-aluna do curso de Economia Doméstica e professora aposentada da Universidade, Lúcia Maria Maffia, fez parte da Tribuna de Honra como agraciada com a Medalha e representante da Seção Sindical dos Docentes da UFV – Aspuv.

Outras festividades
No total, a 79ª Reunião dos Ex-alunos da UFV reuniu cerca de dois mil ex-alunos por meio das festividades realizadas nos dias 12, 13 e 14 de dezembro. A primeira delas foi um happy hour, realizado na noite de sexta-feira (12), na sede da Associação de Ex-alunos.

Na manhã do sábado (13), na Assembleia Anual, os ex-alunos lembraram apelidos e histórias memoráveis e se emocionaram ao reencontrar colegas. A reitora considerou o momento como um dos mais importantes para a Universidade, por evidenciar o quanto a instituição contribui para a formação dos seus estudantes.

Depois da Assembleia, os ex-alunos foram para o Departamento de Engenharia Florestal, onde foi descerrada uma placa em homenagem aos 50 anos de formatura da primeira turma de Engenheiros Florestais do Brasil, graduados pela UFV. Além do chefe do Departamento, Ismael Eleotério Pires, o presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais, Gabriel Moreira Junqueira, e o representante dessa primeira turma, Geraldo José dos Santos, estiveram presentes.

Já o Baile de Gala, na noite do sábado (13), permitiu a confraternização das diferentes gerações de ex-alunos da UFV. Embalados pela Orquestra Tabajara, eles comemoraram o retorno à instituição com seus amigos e familiares.

Danielle Gonçalves, que completou cinco anos de formada em Matemática e atualmente cursa doutorado em Estatística na Universidade de Lavras (UFLA), se disse muito feliz por relembrar os momentos da graduação com os amigos e afirmou que voltará a cada cinco anos para comemorar, “porque é muito bom”. A opinião foi compartilhada por Marco Antônio Araújo Pinto, que completou 40 anos de formado em Engenharia Florestal. Ele nunca perdeu o encontro da sua turma nas festividades dos ex-alunos da UFV. Atualmente, é pró-reitor na Universidade do Mato Grosso (UFMT) e contou que a alegria de rever os amigos é tanta que sua turma já decidiu promover o encontro a cada dois anos em cidades diferentes.

(Coordenadoria de Comunicação Social)