Programa de Pós-graduação realiza segunda defesa de tese em dual degree

10/12/2014

Rosângela (esq.) e Michele foram orientadas pelo professor Antônio Fernandes

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) realizou, no dia 25 de novembro, sua segunda defesa de tese de doutorado em dual degree com o programa Vie-Agro-Santé, do Agrocampus Ouest de Rennes (França).

A estudante Rosângela de Freitas defendeu sua tese – Genetic and phenotypic diversity of autochthonous dairy propionibacteria isolated in Brazil – em Rennes diante de um júri composto por três pesquisadores franceses e três brasileiros, dois deles por videoconferência. A tese teve como relator o professor Maurício Dutra Costa, do Departamento de Microbiologia, e como avaliador, o professor Svetoslav Todorov, visitante do Departamento de Medicina Veterinária.

A primeira defesa em dual degree do Programa aconteceu em março de 2013, com a tese de Michele da Silva Pinto. Também naquela ocasião houve a presença de três avaliadores franceses, do avaliador Ítalo Tuler Perrone, do Departamento de Tecnologia de Alimentos, e do relator Álvaro Teixeira, do Departamento de Física.

A iniciativa do professor e orientador das estudantes, Antônio Fernandes de Carvalho, faz parte do programa de internacionalização da Universidade e garantiu às estudantes, os diplomas europeu e brasileiro. Atualmente, dois estudantes estão no Agrocampus Quest, com previsão de defesa em dual degree em setembro de 2015.

(Fonte: Antônio Fernandes de Carvalho)