Dissertação de estudante da UFV recebe menção honrosa em Prêmio do Ministério da Saúde

08/12/2014

Luciana (dir.) e professora Rosângela (esq.) durante cerimônia do Prêmio em Brasília

A dissertação de mestrado da estudante Luciana Saraiva da Silva recebeu menção honrosa durante a cerimônia do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS - 2014, realizada no dia 12 de novembro, em Brasília. O estudo foi orientado pela professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Nutrição Rosângela Minardi Mitre Cotta e, junto com outros 147 trabalhos, concorreu à iniciativa do Ministério da Saúde, que acontece anualmente com a finalidade de reconhecer e premiar pesquisadores que desenvolvem projetos direcionados para a área de Ciência e Tecnologia em Saúde e que tenham potencial para serem vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A dissertação chegou à etapa final do Prêmio juntamente com quatro trabalhos. Um foi o vencedor e os outros quatro receberam menções honrosas, como o de Luciana.

O estudo – Diagnóstico e prevalência oculta da doença renal crônica em portadores de hipertensão arterial: o papel estratégico da atenção primária à saúde na prevenção de agravos e enfermidades – foi desenvolvido no âmbito do Programa de Inovação em Docência Universitária (Produs) e teve como objetivo avaliar diferentes métodos de diagnóstico da doença renal crônica e sua prevalência oculta em portadores de hipertensão arterial cadastrados na Estratégia de Saúde da Família do município de Porto Firme (MG). A ênfase foi dada ao papel estratégico da Atenção Primária à Saúde na prevenção de agravos e enfermidades.

Foram avaliados 293 portadores de hipertensão arterial. Desses, 113 (38,6%) apresentavam doença renal – aproximadamente 14% estavam em estágio avançado da doença. Os resultados mostram a importância do diagnóstico precoce e do encaminhamento do paciente para tratamento nefrológico e realização de terapias que retardem a progressão da doença, assim como do papel estratégico da atenção primária à saúde no diagnóstico e prevenção de agravos e enfermidades.

Luciana defendeu sua dissertação em 2013 e, atualmente, é doutoranda no mesmo programa de pós-graduação e continua sendo orientada pela professora Rosângela.

(Coordenadoria de Comunicação Social)