UFV sedia segunda edição de simpósio sobre ambiente construído

05/11/2014

Nas últimas segunda e terça-feira (3 e 4), a Biblioteca Central do campus Viçosa recebeu os trabalhos do II Simpósio Interinstitucional de Tecnologia do Ambiente Construído. O evento reuniu pesquisadores dos programas de pós-graduação da UFV e das universidades federais de Juiz de Fora (UFJF) e de Minas Gerais (UFMG).

As instituições compõem a Rede de Cooperação em Ambiente Construído (Recac), que tem como objetivo possibilitar realizações de parcerias, trabalhos científicos, e atividades de integração, como palestras e disciplinas ministradas em conjunto. De acordo com a professora coordenadora do programa de pós-graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, Aline Werneck Barbosa de Carvalho, a ideia é fortalecer os três programas de pós-graduação, ainda recentes, para ampliar suas atuações.

Além de palestra e de um encontro da Rede, o Simpósio contou com a exposição de 24 banners nos seus dois dias de atividades. Além disso, 18 trabalhos foram apresentados por estudantes das três instituições participantes. Entre eles, o mestrando da UFJF Wagner de Azevedo Dornellas trouxe para conhecimento público a pesquisa Áreas Urbanas e Saúde, que promoveu interdisciplinaridade com o Departamento de Medicina da instituição juiz-forana e teve como objetos de estudo áreas verdes urbanas e doenças respiratórias.

Já Ana Cristina de Souza Maia, mestranda em Planejamento Urbano e Regional na UFV, participou do evento pela primeira vez e mostrou a pesquisa que realizou sobre loteamentos na cidade de Mariana (MG). Segundo ela, a intenção foi entender a maneira como as cidades pequenas são planejadas e como é a atuação do estado nisso.

A professora Aline ainda afirmou que o evento se consolidou nesta segunda edição, com uma maior participação de pesquisadores.

(Guilherme Pimenta, bolsista)