Estratégia de Saúde nos Alojamentos: Mutirão começa a atender moradores

28/04/2014

O Mutirão de Saúde dos Moradores dos Alojamentos teve início com atendimentos na quinta-feira (24) e sexta-feira (25), no Alojamento Posinho. As atividades fizeram parte da Estratégia de Saúde nos Alojamentos (ESA) e reuniram estudantes da UFV e profissionais da saúde, entre médicos, odontólogos, nutricionista, enfermeiro, assistente social e psicólogo.

De acordo com a assessora especial da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) da área de Saúde, professora Silvia Eloiza Priore, a ideia do Mutirão teve início em reuniões entre os profissionais de saúde da PDC e, posteriormente, com os moradores do Alojamento Posinho. A partir de então os interessados em participar do projeto realizaram exames bioquímicos e radiológicos que foram apresentados aos profissionais da Divisão de Saúde (DSA) nos dois dias de atividades. Os estudantes obterão um retorno dos profissionais e os que necessitarem serão encaminhados para serviços de saúde específicos de acordo com os resultados do exame e das consultas realizadas no mutirão. “Com o mutirão buscamos alcançar um programa contínuo de atenção à saúde dos moradores dos alojamentos. Queremos facilitar o atendimento a esses moradores e estimulá-los a se preocupar mais com a saúde e adotar medidas preventivas”, afirmou.

Para a médica da DSA, Carolina de Mendonça, o evento é uma oportunidade de se realizar uma ação voltada para área de Medicina e Comunidade. “Essa iniciativa de promover o Mutirão é maravilhosa! Muda o paradigma das pessoas enxergarem a saúde apenas como curativa para que elas comecem a se prevenir e evitem complicações futuras”, declarou.

Segundo a representante da CMA, no Alojamento Novo, Camila de Bastos El Semidi, o projeto é muito importante por permitir um melhor atendimento para os estudantes e o próximo passo é levá-lo para os moradores dos outros alojamentos. Segundo ela, nesse início do Mutirão no Posinho foram atendidos cerca de 60 moradores.

Um dos que aproveitaram o mutirão para cuidar da saúde foi o estudante do 5º período do Curso de Matemática Carlos Renato Rocha. Ele passou por todo o circuito com profissionais de cada área e aprovou o Mutirão. “É muito interessante essa iniciativa! Como somos estudantes, às vezes não temos tempo para ir atrás dos recursos da Divisão da Saúde e aqui temos a oportunidade de ter os profissionais disponíveis no próprio alojamento”.

Outro estudante que também ficou satisfeito com a participação no Mutirão foi Pedro Victor Sales. Ele está no 5º período do Curso de Medicina e fez parte da atividade auxiliando no atendimento médico. Para o estudante, a iniciativa permite que o conhecimento adquirido nas salas de aula possa se estender, conciliando, assim, a teoria com a prática.

Após a avaliação dos moradores atendidos nessa primeira etapa, outros mutirões serão organizados e previamente divulgados nos alojamentos. O mutirão é uma realização Pró-reitoria de Assuntos Comunitários, por meio dos profissionais de suas Divisões: de Saúde e Psicossocial, com o apoio da Comissão de Moradores dos Alojamentos (CMA), de professores e estudantes do Departamento de Nutrição e Saúde e de estudantes do Departamento de Medicina e Enfermagem.

(Sabrina Areias)